Em meio ao burburinho do período pré-convenções, nossa reportagem analisa os passos das pré-campanhas. O Cariri paraibano tem apresentado municípios numa calmaria nunca vista, como é o caso de São João do Tigre, que tende a apresentar candidatura única, demonstrando uma grande articulação por parte do grupo da situação.
Já no município vizinho de São Sebastião do Umbuzeiro, os eventos se sucedem numa velocidade vertiginosa, e cada dia aparece um fato inusitado, para não dizer predeterminado. O que movimentou as redes sociais e as conversas de esquina nesta segunda-feira (22), foi uma postagem no perfil oficial da Prefeitura de São Sebastião do Umbuzeiro, solicitando votos para o candidato a vereador Alexandre de Lala.
Mesmo com um departamento jurídico bem remunerado e a legislação eleitoral (Lei 9.504/97) sendo amplamente divulgada e explicada sobre a proibição de toda e qualquer menção a candidatos, apareceu nesta segunda uma clara propaganda de pedido de voto no site oficial da Prefeitura Municipal de São Sebastião do Umbuzeiro.
A população encontra-se em estado de especulação. Quem postou e com que intenção? Prejudicar o candidato que está ganhando força, circulando entre os prováveis mais votados? Substituir o candidato por alguém que nem é candidato, mas apareceu na foto oficial dos candidatos? Criar um clima de pressão sobre parte da família Domingos? Em São Sebastião do Umbuzeiro, tudo gira em torno das especulações.
E por falar em especulação, fontes ouvidas afirmam que esse mesmo pré-candidato foi o mesmo que a pré-candidata, Adalcy Freitas, “esqueceu” de citar no dia da entrevista em Serra Branca.
De acordo com especialistas da política de São Sebastião do Umbuzeiro, o grupo da situação precisa ter muitos argumentos para convencer o eleitorado de que tudo não passou de um engano.
POLÍTICA PARAHYBA