A Polícia Civil realizou duas operações de busca e apreensão em São Sebastião do Umbuzeiro, no Cariri da Paraíba, em menos de uma semana. Nesta terça-feira (01), a Polícia Civil retornou à cidade de São Sebastião do Umbuzeiro para cumprir um novo mandado de busca e apreensão na residência oficial do prefeito Adriano Wolff.
Não se sabe ao certo o objetivo da operação, indícios apontam que a ação pode se dar a partir de denúncias relacionadas a crime eleitoral no município, como compras de votos e entregas de brindes e camisetas para eleitores. Após a saída dos polícias o prefeito recebeu a visita de um empresário do ramo de construção que tem várias obras na cidade e conhecido por financiar campanhas eleitorais.
De acordo com o Art. 299. do código eleitoral, dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita.
Pena – reclusão até quatro anos e pagamento de cinco a quinze dias-multa. A punição vale tanto para quem compra como para quem vende o voto.
Na sexta-feira, 27 de setembro, agentes da polícia civil investigaram uma denúncia de abuso de poder político, envolvendo a suposta produção de suportes para bandeiras eleitorais na Secretaria de Cultura e Turismo do município.
Segundo a denúncia, esses suportes estariam sendo utilizados para propaganda eleitoral em favor da candidata à prefeitura, Adalcy Milene, atual vice-prefeita. A prática foi caracterizada como abuso de poder político, o que pode desencadear uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral e Improbidade Administrativa, podendo levar à cassação da chapa apoiada pela situação e, potencialmente, do prefeito Adriano Wolff.
Matéria em atualização
POLÍTICA PARAHYBA