Os vereadores da Câmara Municipal de São Sebastião do Umbuzeiro divulgaram, nesta sexta-feira (29), uma nota de repúdio contra declarações da prefeita Adalcy Freitas, alegando que a gestora apresentou acusações generalizadas e interpretações equivocadas sobre a última sessão legislativa.
Na nota, os parlamentares reafirmam que a Câmara é um Poder autônomo, responsável por fiscalizar, debater e propor ajustes às matérias enviadas pelo Executivo. Eles afirmam que divergências políticas não podem ser confundidas com “linguajar vulgar”, como mencionado pela prefeita, e que eventuais erros de pronúncia não configuram desrespeito nem desqualificam o mandato de nenhum vereador.
Os parlamentares também criticam a prefeita por alegar diálogo enquanto, segundo eles, não participou da abertura do ano legislativo, não enviou mensagem oficial à Casa e não enviou representantes. Eles lembram ainda que secretários municipais não compareceram à audiência pública que trataria do PAA e da LOA.
A nota também aponta que vereadores da base governista deixaram o plenário antes do fim da sessão, mesmo com pautas importantes em discussão, atitude considerada pelos autores como “descompromisso com o eleitor”.
Os vereadores prestam ainda solidariedade à presidente da Câmara, Sildete do Salão, que, segundo eles, foi alvo de ataques infundados. Afirmam que ela conduz a Casa com equilíbrio, seriedade e respeito ao Regimento Interno.
A nota é assinada pelos vereadores:
-
Edenilson de Freitas Lima – Vice-presidente
-
Alexandre Bezerra Domingos – 1º Secretário
-
Agenor Correia de Lima Júnior – Vereador (MDB)
-
Marizelna Leite Neves – Vereadora (MDB)
Ao final, os parlamentares reafirmam que seguirão exercendo seu papel fiscalizador “com firmeza e independência”.
VEJA A NOTA:
POLÍTICA PARAHYBA
