Politica Parahyba
  • Início
    • Todas as notícias
  • Política
  • Economia
  • Legislativo
  • Judiciário
  • Editorial
  • Cultura e Entretenimento
No Result
View All Result
  • Início
    • Todas as notícias
  • Política
  • Economia
  • Legislativo
  • Judiciário
  • Editorial
  • Cultura e Entretenimento
No Result
View All Result
Politica Parahyba
No Result
View All Result
Home Notícias

Transporte escolar de São Sebastião do Umbuzeiro: Na contramão da história

whatsapp image 2024 07 17 at 12.14.42

whatsapp image 2024 07 17 at 12.14.42

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp

Desde a promulgação da Constituição Federal (CF), passando pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica (LDB), até o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) e o Programa Caminho da Escola, muito tem sido feito para melhorar o transporte escolar no Brasil. Esses programas, executados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), visam atender alunos da rede pública de educação básica, especialmente os residentes na zona rural.

O PNATE, por exemplo, é mantido financeiramente pelo FNDE e incentiva a manutenção dos alunos da educação infantil, fundamental e médio na escola. Já o Programa Caminho da Escola, criado com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, busca garantir segurança e qualidade no transporte dos estudantes, além de contribuir para a redução da evasão escolar.

whatsapp image 2024 07 17 at 12.13.13 (1)

Para cumprir essas leis e implementar os programas, os governos federal e estaduais distribuíram ônibus escolares, cabendo aos municípios a organização das rotas e a conservação ou compra de veículos através do PNATE. Esse modelo funciona em muitos municípios, mas em São Sebastião do Umbuzeiro a realidade é bem diferente.

A cidade enfrenta um grave retrocesso que não apenas desrespeita as leis, mas também expõe os estudantes a perigos e riscos. Ônibus sucateados e transportes inadequados são a regra. Para os alunos dos conjuntos habitacionais, a falta de ônibus é frequente, obrigando os pais a levarem seus filhos à escola sob condições adversas de sol intenso ou chuva.

whatsapp image 2024 07 17 at 10.54.40

A situação é ainda pior para os alunos da zona rural. Em várias rotas, o deslocamento ocorre em ônibus do programa Caminho da Escola em péssimas condições, ou em veículos contratados que transportam mais alunos do que deveriam, colocando a segurança das crianças em risco. Há relatos de rotas onde, na ausência do transporte oficial, nove alunos são transportados em um veículo com capacidade para apenas quatro pessoas.

Os pais e mães buscam constantemente a Secretaria de Educação para solucionar esses problemas, mas até o momento, nenhuma medida eficaz foi tomada.

whatsapp image 2024 07 17 at 10.54.40 (1)

Tags: ESTRADAS IRREGULARESGESTÃO ADRIANO WOLFFGRAVES ERROSNA CONTRAMÃO DA HISTÓRIASÃO SEBASTIÃO DO UMBUZEIROTRANSPORTE ESCOLARTRANSPORTE INADEQUADO
Next Post
captura de tela 2024 07 18 081840

Delegado Sávio Siqueira fala sobre empresário acusado de assassinato da jovem Maria Vitória em Monteiro: “Não demonstrou nenhum arrependimento”

golaco.net.br
golaco.net.br
webbanner 300x250 (1)
webbanner 300x250 (1)
Politica Parahyba

© 2020 - Política Parahyba
O contraste entre o que eles dizem, e o que você precisa saber!

Institucional

  • Privacidade
  • MidiaKit
  • Contato

Siga nas redes

No Result
View All Result
  • Início
    • Todas as notícias
  • Política
  • Economia
  • Legislativo
  • Judiciário
  • Editorial
  • Cultura e Entretenimento

© 2020 - Política Parahyba
O contraste entre o que eles dizem, e o que você precisa saber!