O novo ministro do Supremo Tribunal Federal Cristiano Zanin, que toma posse formalmente nesta quinta-feira (3), já escolheu onze pessoas para serem seus auxiliares. Nove dos nomeados atuaram com o ex-ministro Ricardo Lewandowski. É o caso de Fabyano Stalschmidt, Luiz Felipe Rebuelta Neves, Marcelo Pereira Júnior, Eduardo Barreto Cezar, Juliana Viana Cardoso, Marcos Soares, Murilo Herz, Adriana Antunes de Oliveira e Flavia Cavalcante Braga.
A opção por levar boa parte da equipe de Lewandowski se explica porque Zanin foi nomeado em seu lugar e inicialmente herdará parte do seu acervo de processos. Alguns com correlação direta ao governo Lula, como o que analisa a flexibilização da Lei das Estatais e a validade de um decreto que restabelece as alíquotas de PIS/Pasep e Cofins. Esses nomes ligados a Lewandowski e outros foram publicados no Diário Oficial da União desta quinta-feira, nomeados formalmente pela presidente do STF, Rosa Weber.
Ao todo, o gabinete tem direito a nomear 3 magistrados, que podem ser requisitados de quaisquer lugares; 14 cargos em comissão (CJ), sendo 6 ocupados necessariamente por servidores públicos; e 17 funções comissionadas (FC), sendo 80% ocupadas por servidores do Poder Judiciário da União e o restante por servidores de outros poderes.
CNN Brasil