O Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT-PI), afirmou na tarde desta quarta-feira (11/1) que o pagamento do valor adicional de R$ 150 a famílias do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) por filhos de até seis anos de idade começará a partir de março deste ano.
A declaração foi feita após o ministro se reunir na tarde desta quarta com o presidente Lula (PT). Wellington Dias, em coletiva à imprensa, disse que atualmente o CadÚnico soma cerca de 40 milhões de famílias cadastradas e que parte delas, aproximadamente 10 milhões, está sob suspeita de irregularidades. Uma vez confirmadas na situação, conforme o petista, as famílias serão excluídas do programa.
O ministro apontou também que na reunião foi discutido um fundo garantidor voltado a pessoas da plataforma social, de baixa renda, portanto, que precisem de incentivo para empreender.
Questionado sobre a origem da verba que comporá o fundo, caso seja criado, o gestor respondeu que “parte vem da PEC da Transição”, promulgada ao final do ano passado pelo Congresso Nacional e tida como primeira grande vitória do governo agora empossado. A emenda constitucional permite a Lula aumentar em R$ 145 bilhões o Teto de Gastos para bancar despesas como o Bolsa Família, o Auxílio Gás e a Farmácia Popular.
PB Agora