O deputado estadual Walber Virgolino(PL) se posicionou, nesta segunda-feira (17), sobre a indicação de Alanna Galdino, filha do o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). Durante entrevista à rádio CBN João Pessoa, Virgolino explicou que não assinou a lista de apoio à candidatura, alegando que a nomeação fere princípios constitucionais e da moralidade pública.
Segundo Virgolino, a vaga deveria ser preenchida por um deputado, especialmente um parlamentar com experiência em administração pública e contabilidade. “A Assembleia perde a oportunidade de colocar um deputado experiente, alguém que pudesse contribuir com o enriquecimento e o fortalecimento do TCE”, argumentou o deputado, destacando que, apesar de respeitar o voto dos demais parlamentares, a decisão vai contra o que ele considera ser seu compromisso com os princípios éticos que orientam sua atuação política.
O parlamentar afirmou que sua posição não tem caráter pessoal contra Alanna Galdino, com quem ele não tem contato direto, mas sim contra o processo político envolvido. “Não tenho nada pessoal contra a indicada. Eu discordo da indicação, mas respeito a decisão dos outros deputados. Não vou entrar em rota de colisão nem tentar sensacionalizar”, declarou.
Virgolino também ressaltou seu compromisso com seus eleitores e a moralidade pública. “Sou eleito sem gastar dinheiro ou comprar votos. Tenho um pacto de moralidade, honestidade e imparcialidade com meu público, e não posso traí-los. Votando da forma que estou votando, estou cumprindo as promessas de campanha que fiz”, destacou.
Apesar de sua posição contrária, Virgolino desejou sorte a Alanna Galdino, afirmando que espera que ela cumpra seu papel com imparcialidade e dignidade. “Desejo sorte à nova indicada. Que Deus ilumine sua cabeça e que ela cumpra a legislação, seja imparcial e exerça suas funções com eficiência e respeito à lei”, concluiu.
Conforme divulgado pelo portal Fonte83, a advogada e médica Alanna Galdino foi oficialmente indicada, na noite da última sexta-feira (14), como candidata única ao cargo de conselheira do TCE-PB. Filha do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, Allana conta com o apoio de 34 deputados e está a caminho de se tornar a primeira mulher a integrar a Corte do TCE-PB.
Nesta segunda-feira (17), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da ALPB se reúne para avaliar sua indicação. A vaga no TCE-PB foi aberta após a aposentadoria do conselheiro Arthur Cunha Lima, e o novo membro será escolhido para ocupar o cargo. A eleição ocorrerá em plenário até a próxima quarta-feira (19) e, posteriormente, será submetida à nomeação do governador João Azevêdo.