Politica Parahyba
  • Início
    • Todas as notícias
  • Política
  • Economia
  • Legislativo
  • Judiciário
  • Editorial
  • Cultura
No Result
View All Result
  • Início
    • Todas as notícias
  • Política
  • Economia
  • Legislativo
  • Judiciário
  • Editorial
  • Cultura
No Result
View All Result
Politica Parahyba
No Result
View All Result
Home Notícias

Secretário do TRE da Paraíba diz que acesso a dados não comprometeu eleições de 2018 e tribunal bloqueou credencial de empresa

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp

Após o presidente Jair Bolsonaro divulgar documentos sob domínio da Polícia Federal de suposta invasão ao sistema eleitoral brasileiro, em 2018, o secretário de Tecnologia do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), José Cassimiro Júnior, se manifestou sobre o caso e disse, em relação à empresa terceirizada do TRE-PB, que “os dados aos quais eles tiveram acesso em nada poderia prejudicar as eleições, mesmo assim todas as aplicações (programas para eleições) foram reavaliadas e testadas como forma de garantir a inexistência de quaisquer alterações. Esse fato ocorreu em abril (de 2018), sequer as aplicações estavam prontas ainda.”

“Os programas que são desenvolvidos pelo TSE. Antes de serem assinados e lacrados em um cofre, eles são submetidos a testes, são colocados à disposição de partidos políticos, OAB, ministério público, polícia federal, durante seis meses, para que possam auditá-los em busca de eventuais falhas, intencionais ou não, garantindo, desta feita, que estão funcionando perfeitamente”, explicou José Cassimiro Júnior, ao ClickPB, nesta quinta-feira (5).

Uma empresa terceirizada que prestava serviço de manutenção à central telefônica do TRE-PB havia acessado dados aos quais não tinha permissão e o problema foi sanado, com o bloqueio do acesso. Posteriormente, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba fez toda a reavalização das aplicações.

Sobre as declarações do presidente Bolsonaro, tentando colocar em dúvida o sistema eleitoral com urnas eletrônicas, o secretário de Tecnologia do TRE-PB pontuou que “o TSE que vem tomando essas providências. A única coisa que nos cabe é prestar a vocês de imprensa e a sociedade em geral as informações verdadeiras e as provas do que ocorreu e como se deu o fato, tudo de forma técnica e clara, para que todos entendam.”

Cassimiro reforçou que “as urnas são computadores ‘standalone’, elas não têm nenhum tipo de conexão de rede, seja WiFi, bluetooth, RJ45. A única forma de entrar ou sair dados das urnas é através das mídias especiais que elas possuem, cartão de memória e memória de resultado.

O secretário ainda lembrou ao ClickPB que “todos os programas usados nas eleições de 2018 estão no cofre do TSE, assinados e lacrados, para fins de novas auditorias, caso seja necessário. Todas as urnas eletrônicas usam o mesmo programa, esse que está no TSE, e pode ser conferida a assinatura digital nas urnas para provar que elas realmente usaram o mesmo programa.

Tags: BOLSONAROeleiçõesTRE-PB
Next Post

Gervásio vota contra projeto que autoriza privatização dos Correios

golaco.net.br
golaco.net.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

variola dos macacos 1654349085550 v2 3x4 627x500

Paraíba tem 31 casos suspeitos de varíola dos macacos em 15 cidades; no momento, apenas um foi confirmado

13/08/2022
calculadora

Portaria facilita negociação de dívidas com a Receita, com descontos de até 70%

13/08/2022
1079861 vacampt 07062017 vac 3844 800x500

Roberto Jefferson registra candidatura à Presidência no TSE

13/08/2022
Politica Parahyba

© 2020 - Política Parahyba
O contraste entre o que eles dizem, e o que você precisa saber!

Institucional

  • Privacidade
  • MidiaKit
  • Contato

Siga nas redes

No Result
View All Result
  • Início
    • Todas as notícias
  • Política
  • Economia
  • Legislativo
  • Judiciário
  • Editorial
  • Cultura

© 2020 - Política Parahyba
O contraste entre o que eles dizem, e o que você precisa saber!