O Festival de Cantadores Pinto de Monteiro, realizado no último sábado (09) durante a ExpoMonteiro 2024, foi um sucesso absoluto de público e organização, consolidando-se como um dos maiores eventos culturais da região. Com a coordenação de Felisardo Moura, o festival foi promovido pela Prefeitura Municipal de Monteiro, sob a gestão da prefeita Anna Lorena, através da Secretaria de Cultura e Turismo.
A homenagem ao icônico poeta e repentista Pinto de Monteiro emocionou e encantou a todos, atraindo os maiores nomes da cantoria e versos populares do Nordeste.
A edição deste ano bateu recordes de público, com a Praça de Eventos Dejinha de Monteiro lotada para prestigiar um festival que uniu tradição, cultura e música. O evento trouxe ao palco renomadas duplas de cantadores, como Túlio Fontenele & Carlinhos da Prata, Renê Cavalcante & Xexéu da Paraíba, Diomedes Mariano & Zé Carlos do Pajeú, além do jovem cantador Thúlio Fontenele, o mais jovem violeiro do Brasil. A programação foi encerrada com um show de Nonato Neto e Banda.
O grande destaque, no entanto, foi o retorno do poeta repentista e jurista Zé Luiz de Mossoró aos palcos dos festivais, após anos de ausência. Reconhecido por sua obra que inclui uma das mais belas homenagens poéticas a Pinto de Monteiro, Zé Luiz emocionou o público presente.
“É uma honra retornar aos palcos dos festivais e, especialmente, participar deste evento que celebra a memória de Pinto de Monteiro, um ícone da cultura nordestina. Ver essa plateia lotada e sentir o calor do público é algo que renova minha inspiração e amor pelo repente,” declarou Zé Luiz de Mossoró.
A prefeita Anna Lorena também comemorou o sucesso do evento e destacou seu impacto cultural e econômico.
“Nosso intuito é fazer com que a memória de Pinto de Monteiro esteja sempre viva. Este evento tem o principal objetivo de homenagear este artista que carrega ‘Monteiro’ no nome e rompeu as fronteiras do Nordeste através de sua arte em poesia. Quero aqui externar meus agradecimentos a todos os colaboradores por mais um evento de sucesso. Entregamos mais uma vez um evento grande que reflete a grandeza de Monteiro e do nosso Cariri, fomentando a cultura e desenvolvendo a economia da nossa cidade. Sem vocês não conseguiríamos fazer um evento desse tamanho,” disse.