Politica Parahyba
  • Início
    • Todas as notícias
  • Política
  • Economia
  • Legislativo
  • Judiciário
  • Editorial
  • Cultura e Entretenimento
No Result
View All Result
  • Início
    • Todas as notícias
  • Política
  • Economia
  • Legislativo
  • Judiciário
  • Editorial
  • Cultura e Entretenimento
No Result
View All Result
Politica Parahyba
No Result
View All Result
Home Notícias

Relator da CPI da Covid anuncia 14 pessoas como investigadas

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), classificou oficialmente 14 pessoas como investigadas pela comissão. A maioria delas é ligada ao presidente Jair Bolsonaro, o que representa uma derrota para o governo na CPI e expõe a articulação para enquadrar e responsabilizar o chefe do Planalto pelo descontrole da pandemia do novo coronavírus no Brasil.

O atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, é um dos investigados. Na prática, passar da condição de testemunha para investigado permite que Queiroga e os demais tenham acessos aos documentos da CPI, além de indicar que a comissão já levantou provas e indícios para responsabilizar a atuação dessas pessoas na pandemia. Por outro lado, em um possível novo depoimento, um investigado pode optar por não falar no colegiado.

A CPI recebeu documentos do Itamaraty mostrando que Queiroga se comunicou com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, e defendeu em abril o chamado tratamento precoce. O depoimento de Queiroga na CPI foi classificado pelo relator como “pífio”, inclusive com declarações mentirosas ao ter negado que defendia o uso de medicamentos sem eficácia comprovada e dito que possui autonomia do presidente Jair Bolsonaro na pasta.

O relator também afirmou que Queiroga levou um “puxão de orelha” da OMS ao ter cobrado agilidade no envio de vacinas ao Brasil após, no ano passado, ter atrasado os pedidos do imunizante e optado por comprar vacinas apenas para 10% da população do Brasil no consórcio Covax Facility, quando era permitido a opção pela compra de imunizantes para atender 20% ou até 50% da população brasileira. Integrantes do gabinete paralelo que assessorou o presidente Bolsonaro durante a pandemia também são alvos da CPI.

Elcio Franco – ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde

Arthur Weintraub – ex-assessor internacional da presidência da República

Eduardo Pazuello – ex-ministro da Saúde

Ernesto Araújo – ex-ministro das Relações Exteriores

Fabio Wajngarten – ex-secretário de Comunicação

Francieli Fantinato – coordenadora do Programa Nacional de Imunização

Hélio Angotti Neto – secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde

Marcellus Campêlo – ex-secretário de Saúde do Amazonas

Marcelo Queiroga – ministro da Saúde

Mayra Pinheiro – secretário de Gestão do Trabalho e Educação do Ministério da Saúde

Nise Yamaguchi – médica oncologista

Paulo Zanotto – virologista

Luciano Azevedo – anestesista

Tags: COVIDCPI DA COVIDINVESTIGADOS
Next Post

Governador anuncia investimentos de R$ 28,2 milhões em pesquisa

golaco.net.br
golaco.net.br
banner monteiro quadrado 06 2025
Politica Parahyba

© 2020 - Política Parahyba
O contraste entre o que eles dizem, e o que você precisa saber!

Institucional

  • Privacidade
  • MidiaKit
  • Contato

Siga nas redes

No Result
View All Result
  • Início
    • Todas as notícias
  • Política
  • Economia
  • Legislativo
  • Judiciário
  • Editorial
  • Cultura e Entretenimento

© 2020 - Política Parahyba
O contraste entre o que eles dizem, e o que você precisa saber!