O relatório preliminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) identificou, nesta terça-feira (15), que o PT deixou de declarar cerca de R$ 200 mil reais em anúncios em redes sociais, através do Google e Facebook, durante a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A análise foi feita pelos técnicos da Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias do TSE, os quais identificaram 50 notas fiscais com registros de pagamentos que não constaram na prestação de contas da sigla. Os R$ 198,6 mil não declarados foram descobertos através de uma checagem junto às Secretarias Estaduais e Municipais de Fazenda.
“Trata-se de despesas que, dadas as suas características, como tipo de fornecedor, tipo de despesa e ausência de habitualidade, sugerem tratar-se de gastos pontuais com finalidade eleitoral, o que revela indícios de infração à norma supramencionada, implicando a necessidade de esclarecimentos e de comprovação da real finalidade dos gastos”, declararam os técnicos do TSE no documento.
Além disso, os técnicos do TSE reforçaram que o partido não cumpriu a entrega de um relatório dentro do prazo de 72 horas. Neste caso, seria uma explicação para a doação feita pelo bilionário José Seripieri Júnior, o mesmo que levou Lula para Sharm El Sheik, em seu jatinho particular.
MaisPB com O Antagonista