Politica Parahyba
  • Início
    • Todas as notícias
  • Política
  • Economia
  • Legislativo
  • Judiciário
  • Editorial
  • Cultura e Entretenimento
No Result
View All Result
  • Início
    • Todas as notícias
  • Política
  • Economia
  • Legislativo
  • Judiciário
  • Editorial
  • Cultura e Entretenimento
No Result
View All Result
Politica Parahyba
No Result
View All Result
Home Notícias Economia

Proposta de moeda comum com Argentina não vai substituir moedas locais, diz secretário

Galípolo, da Fazenda, afirma que primeiro passo será retomar o financiamento e o crédito ao exportador brasileiro

52602800474 fc8b2b1257 o
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, disse nesta segunda-feira que a discussão sobre unidade financeira comum para o comércio entre o Brasil e a Argentina não vai substituir as moedas nacionais e nem ser como o euro.

Ele disse que há uma dificuldade de aceitação do peso argentino no mercado internacional. Por isso, afirmou, é necessário encontrar meios para realizar o comércio entre os dois países sem depender do dólar, usado para as transações.

Em entrevista à GloboNews, Galípolo disse que o comércio entre Brasil e Argentina fica “constrangido” pela disponibilidade da moeda de um terceiro país não participante desse comércio, no caso o dólar.

A busca pela solução passa, no primeiro momento, pela criação de um sistema de garantias a exportadores brasileiros que vendem para a Argentina, afirmou. Um segundo passo seria a discussão sobre os meios de troca.

— O primeiro passo que estamos debatendo é como retomar o financiamento e o crédito ao exportador brasileiro/importador argentino exclusivamente de bens e serviços do Brasil. A gente está tomando todos os cuidados para que esses créditos sejam sempre condicionados a colaterais e garantias — afirmou Galípolo.

Segundo ele, a ideia é criar uma espécie de clearing (câmara de compensação). O secretário afirmou que o governo está tentando suprir a carência que a Argentina tem de acesso à divisas realizando operações em reais para os importadores argentinos que vão demandar bens e serviços do Brasil.

— Num segundo momento o que a gente está pensando em fazer é como a gente pode instituir algum tipo de governança coletiva sobre essa unidade de conta e meio de troca que pode servir para relações comerciais entre os países da região que não vá sofrer constrangimento em função da gestão da moeda em um país terceiro e que possa inclusive induzir a coordenação das políticas econômicas da região em melhores práticas — completou.

Galípolo disse que o Brasil recuou as relações de comércio com a Argentina e parte desse pedaço foi ocupado pela China, que vem propondo soluções ao financiar a importação de produtos chineses pela Argentina .

— O espaço que a gente perdeu em função das restrições que a Argentina sofre hoje de acesso a uma moeda conversível, a gente está tentando construir solução — afirmou.

 

Click PB

Tags: ARGENTINAMOEDA COMUMMOEDAS LOCAISPROPOSTA
Next Post
wilson santiago filho 800x500 1 740x414

Wilson Filho emite parecer pela aprovação das contas de João Azevêdo e Ricardo Coutinho

golaco.net.br
golaco.net.br
webbanner 300x250 (1)
webbanner 300x250 (1)
Politica Parahyba

© 2020 - Política Parahyba
O contraste entre o que eles dizem, e o que você precisa saber!

Institucional

  • Privacidade
  • MidiaKit
  • Contato

Siga nas redes

No Result
View All Result
  • Início
    • Todas as notícias
  • Política
  • Economia
  • Legislativo
  • Judiciário
  • Editorial
  • Cultura e Entretenimento

© 2020 - Política Parahyba
O contraste entre o que eles dizem, e o que você precisa saber!