O Governo Federal prometeu, nesta quinta-feira (15), aumentar os recursos para que estados e municípios paguem o piso da enfermagem, mas só em 2024. A informação foi dada ao ClickPB pelo presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (FAMUP), George Coelho, que participou de uma reunião com o presidente Lula, em Brasília, e todos os presidente de associações municipalistas do país.
George falou a reportagem que os recursos garantidos para este ano, que foram alvos de reclamação de governadores e prefeitos, serão recalculados antes de serem enviados. No entanto, a quantia total não será alterada, mas haverá mudança e estados podem receber mais ou menos verbas do que foi inicialmente decidido.
“A reunião foi basicamente sobre questões municipalistas, mas, principalmente o Governo reconheceu que o recurso não deu e está fazendo um senso para ver as particularidades dos municípios, porque o dinheiro não foi bem distribuído. Cobramos uma solução e com base nisso, ele vai colocar mais dinheiro em 2024”, afirmou George Coelho.
O presidente da FAMUP informou a reportagem que outra reclamação dos prefeitos, dessa vez sobre as emendas não pagas, foi atendida e deve ser concluída até o fim de agosto.
“Além da reunião com o presidente Lula, o ministro Alexandre Padilha nos informou que o governo começou a pagar as emendas que estavam atrasadas e que isso vai ser concluído até agosto. Os prefeitos também nos confirmaram que os recursos estão chegando. Não é o ritmo como era pago antes, mas estão chegando”, finalizou George Coelho.
Click PB