A Prefeitura de Coxixola, na gestão do prefeito Nelsinho Honorato, vem ocupando uma péssima colocação no quesito transparência pública.
De acordo com o ranking da plataforma Turmalina, disponibilizada pelo Tribunal de Contas do Estado, o município ocupa a 217° colocação, sendo umas da piores cidades do Cariri paraibano em transparência.
Segundo dados colhidos pelo Política Parahyba, a plataforma avalia o município com nota 0, constatando que a gestão do prefeito Nelsinho, não está cumprindo com nenhum dos requesitos solicitados.
Saiba mais sobre a plataforma Turmalina:
A plataforma, que na verdade é definida pelo próprio TCE como um robô, trabalha diariamente durante a noite analisando os portais da transparência de todas as cidades paraibanas, aplicando filtros desenvolvidos pelo TCE-PB, para, a partir deles, classificar o site em questão como mais ou menos transparente.
São nove categorias, sendo cada uma delas divididas em várias subcategorias. Esses parâmetros de avaliação são: Instrumentos de Planejamento (30 pontos); Processos Licitatórios (150 pontos); Contratos (40 pontos); Convênios (45 pontos); Receita Orçamentária (45 pontos); Receita Extraorçamentária (15 pontos); Despesa Orçamentária (120 pontos); Despesa Extraorçamentária (50 pontos); e Pessoal (50 pontos).
Somando tudo, cada município pode receber até 545 pontos, a depender da disponibilidade ou não desses dados acima citados. O robô trabalha fiscalizando todos os 223 portais verificando essa transparência.
Os dados colhidos pela reportagem foram retirados do site da plataforma Turmalina, ás 19h51, desta quarta-feira (29), para acessar clique aqui. A reportagem disponibiliza o espaço para que algum representante da Prefeitura se pronuncie acerca dos fatos.
Política Parahyba