O ministro da Defesa, José Múcio, fez uma declaração polêmica na segunda-feira (19) ao falar sobre as desigualdades de renda no país. Ele disse que “o sonho do pobre do Nordeste é ser pobre no Sul”.
Múcio deu a declaração durante um evento promovido pelo Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE) sobre defesa nacional do Brasil. Segundo ele, o pobre do Sul teria melhores condições de vida do que o do Nordeste.
“Digo muito que somos cinco países, nem os pobres são os mesmos neste país. Somos de um estado [Pernambuco], o Jungmann [ex-ministro Raul Jungmann] e eu em que o sonho do pobre do Nordeste é ser pobre no Sul, porque vai viver numa região diferente”, disse Múcio.
No momento da fala, Múcio comentava que as autoridades públicas do país precisam lutar por políticas públicas que diminuam a taxa de desemprego no país.
“Eu acho que nós precisamos sentar e a grande arma que nós precisamos estimular é a arma do diálogo. Vencedores e vencidos precisam sentar em algum momento, porque nós temos 10 milhões de desempregados neste país e 33 milhões de pessoas vivendo na base de insegurança alimentar. Este país é um continente, é diferente.”
Em nota enviada à imprensa, o Ministério da Defesa disse que Múcio é “conhecedor profundo das desigualdades sociais e econômicas do Brasil” e que o ministro “fez a fala de forma a ressaltar que a diferença da renda per capita entre Nordeste e as regiões Sul e Sudeste é injusta e precisa acabar”.