A pesquisa Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria LTDA) divulgada hoje pelas TVs Cabo Branco e Paraíba e pelos demais veículos da Rede Paraíba de Comunicação aferiu os índices de rejeição dos candidatos que disputam o Governo da Paraíba este ano.
O Ipec perguntou aos eleitores em quem eles não votariam, em hipótese alguma, para o cargo de governador do Estado.
A pesquisa mostra que o candidato Nilvan Ferreira, do PL, aparece com maior índice de rejeição, com 23%. Na primeira pesquisa esse índice havia sido de 19%.
Já o candidato à reeleição João Azevêdo (PSB) aparece com uma rejeição de 20%. Na primeira sondagem esse percentual era de 28%.
Depois dele aparece o candidato do MDB, o senador Veneziano Vital, com 16% de rejeição. No primeiro levantamento feito pelo Ipec o índice de rejeição era de 22%.
Em um patamar menor aparecem os candidatos Major Fábio (PRTB), com 15% – na anterior ele aparecia com 14%; Pedro Cunha Lima, do PSDB, com 12% – na primeira pesquisa ele tinha 19%.
Adriano Trajano do PCO, com 11% – mesmo índice da primeira sondagem; Adjany Simplício, do PSOL, com 8% de rejeição – na primeira pesquisa ela obteve 10%; e Antônio Nascimento, do PSTU, com 8% – no primeiro levantamento ele aparecia com 10%.
Com relação à rejeição dos candidatos, 17% declararam que não sabem ou preferem não opinar. Já 5% dos entrevistados podem votar em qualquer um dos candidatos. Na primeira pesquisa esses mesmos índices foram de 16% e 6%, respectivamente.
Dados da pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 21 de setembro de 2022. Foram entrevistados 800 paraibanos em 37 municípios. A margem de erro estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
A pesquisa foi contratada pela TV Cabo Branco e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo Nº PB01979/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-03015/2022.