A Câmara de Ouro Velho realizou na noite desta sexta-feira (24), mais uma sessão ordinária. Na oportunidade, os parlamentares aprovaram projetos e requerimentos que beneficiam a população.
Inicialmente, os vereadores analisaram e aprovaram o requerimento de n° 10/2023, de autoria do vereador Euvaldo Ferreira, que solicita ao presidente da Casa Legislativa, vereador Paulo Dantas, para que todas as sessões do legislativo sejam transmitidas via Facebook.
De acordo com o parlamentar, a medida tem como objetivo de dar maior transparência aos trabalhos dos vereadores, levar mais informações e divulgar as decisões do Poder Legislativo para a população. A pauta foi aprovada por unanimidade.
O vereador Euvaldo Ferreira, também apresentou o requerimento de n° 11/2023, que apela ao Governo do Estado, na forma de obter mais informações e resolução solicitando a volta da linha da empresa Real Bus, há qual fazia a linha entre o município de Ouro Velho até Campina Grande, incluindo a capital João Pessoa. Que atualmente não se encontra mais fazendo essa rota.
Na justificativa apresentada, o vereador afirma que o pleito tem como finalidade beneficiar a população e as cidades circunvizinhas, já que a mesma foi desativada sem nenhuma justificativa, privando a população de um meio de transporte mais viável, dificultando a sua locomoção para as cidades de Campina Grande e João Pessoa. O requerimento foi aprovado por unanimidade.
Os vereadores também analisaram e aprovaram o requerimento de n° 15/2023, de autoria da vereadora Adeilma Bernardo, que solicita ao prefeito Augusto Valadares, junto a Secretaria de Saúde, tendo como finalidade deixar um motorista da saúde que não estiver de plantão sobre aviso para eventuais urgências.
A parlamentar argumentou que às vezes o motorista que estiver de plantão precisa fazer viagem longa com algum paciente em urgência, e sendo assim o hospital acaba ficando sem motorista a disposição para eventuais urgências que possam acontecer. A solicitação foi aprovada por unanimidade.
Com a autoria do vereador Euvaldo Ferreira, sendo subscrito pelos vereadores Nivaldo Pereira, Paulo Dantas e as vereadoras Martevânia, Maria de Lourdes e Adeilma Bernardo, solicitaram por meio do requerimento de n° 12/2023, ao prefeito Augusto Valadares, que seja feita a abertura da rua por trás da igreja Evangélica Assembleia de Deus.
De acordo com os vereadores, a propositura tem como objetivo atender um pleito dos moradores, que atualmente a rua se encontra sem saída, e se solucionado o problema, com sua abertura, poderia facilitar o acesso para diversos tipos de veículos, a exemplo de ambulâncias, caminhões e entre outros veículos. A medida foi aprovada por unanimidade.
O presidente da Câmara, vereador Paulo Dantas, também apresentou proposituras que visam a melhoria da qualidade de vida da população, tal como o requerimento de n° 16/2023, que solicita ao prefeito Augusto Valadares, que seja disponibilizado um carro de dedetização para que seja feita a dedetização das ruas da cidade.
Ao justificar o pedido, o presidente falou que a medida vem para atender as constantes reclamações da população, acerca dos insetos, principalmente pernilongos, baratas e ratos que saem das redes de esgoto e dos terrenos baldios, e faz-se necessário um processo de constante dedetização nas ruas da cidade. O requerimento foi aprovado por unanimidade.
Os vereadores também apreciaram e aprovaram por unanimidade, o requerimento de n° 18/2023, de autoria do vereador Paulo Dantas, que solicita ao prefeito Augusto Valadares, que seja feita a instalação de ar-condicionado nas salas de aulas do município.
Paulo relatou que a instalação de ar-condicionados nas escolas ajuda muito a manter os alunos focados na aula, já que eles não se incomodam tanto com o calor ou frio intenso.
Após a apreciação dos projetos e votação em plenário, o presidente, agradeceu a presença dos demais parlamentares e declarou encerrada a sessão.
Política Parahyba