A Paraíba sedia, nesta sexta-feira (31), o Fórum Nordeste, um evento que reúne especialistas de renome e representantes de importantes associações para discutir a sustentabilidade ambiental e os caminhos para a transição energética no Brasil. Na pauta do evento, o projeto de lei (PL 528/2020), que cria programas nacionais de incentivo ao uso de biocombustíveis e é relatado pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), participante do debate.
Para Donizete Tokarskki, representante da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), o Brasil pode avançar na produção de biocombustíveis e ser protagonista no setor, favorecendo a segurança climática, ambiental e até alimentar para a população. “Podemos ampliar a produção de maneira rápida ao longo dos próximos anos com a definição do projeto de lei combustível do futuro”, destacou.
O multimídia, Ruy Dantas, lembrou que a Paraíba é um dos principais polos de energias renováveis do país e que, “sem dúvidas esse evento é importante para debatermos como o assunto será tratado no Congresso Nacional”. Já o diretor do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP), Isaac Júnior, acrescentou que o tema interessa as empresas de transporte coletivo. “O transporte coletivo tem uma colaboração importante a ser dada e demos início a esse processo com a renovação da frota usando motores de combustão bem mais ecológicos”, salientou.
Para o presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), José Maurício Andreta Júnior, a descarbonização é o assunto principal do país e é necessário que seja buscado em conjunto com diversas entidades. Para isso, são esperadas ainda as presenças de Júlio César Minelli, pela Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio), e de Dalton Cordeiro Miranda, pela Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove).
Para debater sobre as propostas de transição energética para o país, o evento ainda terá a participação do ex-senador Roberto Cavalcanti, André Agra, especialista em cidades inteligentes e coordenador do Espaço Cidadania Digital do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), Edmundo Barbosa, presidente executivo do Sindalcool PB, e Cassiano Pereira, presidente da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEP-PB).
A intenção é fomentar colaborações estratégicas e delinear políticas públicas que possam ser usadas para acelerar a adoção de energias renováveis, práticas sustentáveis e cidades inteligentes no Brasil.
MAISPB.