A Paraíba apresenta o menor percentual de famílias inadimplentes no Brasil, com 5,5%, conforme revela a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Os dados divulgados referem-se ao mês de abril.
Apesar disso, o mesmo estudo posiciona o estado como o 12º em termos de inadimplência no ranking nacional. De maneira geral, o percentual de famílias brasileiras individualizadas alcançou 78,5%. Este número indica um aumento de 0,4% em relação a março, que registrou uma taxa de 78,1%, marcando alta pelo segundo mês consecutivo.
De acordo com o relatório da CNC, 28,6% dos entrevistados indicaram possuir dívidas pendentes, enquanto 12,1% afirmaram não ter condições de quitá-las. Além disso, o percentual de pessoas que se consideram “muito individualizadas” subiu para 17,2% em abril, o maior índice desde janeiro.
Ranking de Endividamento e Inadimplência por Estados
No ranking de divisão entre os estados, o Paraná liderou em abril, com 90,3% de suas famílias divididas. Ele é seguido por Roraima, com 89,3%, e Minas Gerais, com 89,1%.
Quanto à inadimplência, o Rio Grande do Norte e o Amazonas apresentaram os maiores percentuais de famílias com contas em atraso, com 55,9% e 49,7%, respectivamente.
Blog do Alisson Nascimento