Na nora rodada de pesquisas do instituto BTG, divulgada nesta segunda-feira (25), o ex-presidente da República e pré-candidato ao Palácio do Planalto Luiz Inácio Lula da Silva (PT), subiu nos números, enquanto seu principal adversário o atual presidente da República e pré-candidato a reeleição Jair Bolsonaro (PL), caiu.
Segundo o levantamento, Lula subiu 3 pontos na pesquisa do BTG, divulgada nesta segunda-feira. Ele tem agora 44% dos votos. Jair Bolsonaro caiu um ponto e foi para 31%. O petista só não vence no primeiro turno porque os outros candidatos somam 14 pontos, distribuídos da seguinte maneira: Ciro Gomes (9%), Simone Tebet (2%), André Janones (2%), Pablo Marçal (1%).
Os demais candidatos não atingiram 1%. Brancos e nulos são 2% e os que dizem que não votaram em ninguém são 5%. Indecisos são 3%. Na simulação de segundo turno, Lula vence por 54% a 36%. A pesquisa anterior mostrava vitória do petista por 53% a 37%.
A pesquisa ouviu dois mil eleitores por telefone entre os dias 22 e 24 de julho e foi registrada no TSE sob o número BR-05938/2022. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos e o intervalo de confiança do levantamento é de 95%.