O município da Prata através da coordenadoria de defesa civil do município teve nesta data seu decreto de emergência e estiagem reconhecido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), tendo com isso facilitado a tomada de ações visando aliviar as necessidades de nossas comunidades rurais neste período de dificuldades.
Uma das principais preocupações é a necessidade iminente de abastecimento de água potável nas áreas rurais do município, que dependem do transporte de água por carro-pipa devido à escassez hídrica. A estiagem também tem causado danos significativos às atividades produtivas,com destaque para a agricultura e a pecuária, impactando gravemente agricultores e pecuaristas locais.
O decreto estabelece várias medidas, incluindo a mobilização de todos os órgãos municipais para atuar sob a coordenação da Defesa Civil, a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade para auxiliar a população afetada.
O decreto tem validade por 180 dias a partir da data de publicação, permitindo que o Município da Prata, tome as medidas necessárias para enfrentar a situação de emergência provocada pela estiagem.
Este é um passo crucial para a obtenção de recursos e assistência necessários das esferas federal e estadual, visando minimizar os impactos da estiagem e restaurar a normalidade das atividades na zona rural da Prata.