O Ministério Público Federal (MPF) em Campina Grande iniciou, em janeiro de 2025, um procedimento para apurar a denúncia feita pelo Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa (Help) sobre uma dívida milionária da Prefeitura Municipal de Campina Grande. O processo foi oficialmente divulgado nesta quinta-feira (20).
A denúncia teria sido formalizada pela Fundação Pedro Américo, mantenedora do Help, que alegou a falta de repasses de recursos provenientes de emendas parlamentares pela Secretaria de Saúde de Campina Grande. O hospital destaca que, apesar de a verba ter sido destinada, não houve a transferência dos valores acordados, o que resultou em uma dívida significativa.
A administração municipal, por sua vez, argumenta que a Fundação Pedro Américo não apresentou a prestação de contas detalhada, além de outros documentos obrigatórios exigidos para a liberação dos repasses.
A última medida tomada pelo MPF foi a notificação ao hospital, solicitando que se manifeste sobre a alegação da ausência de documentos solicitados pela prefeitura.