O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, prometeu, na tarde desta quinta-feira (1) investimentos na casa dos R$ 56 bilhões para energia renovável no Nordeste. O anúncio foi feito durante agenda em João Pessoa, onde o chefe da pasta participa do encontro da Frente Nacional dos Prefeitos.
Segundo o ministro, os recursos serão destinados para a implementação de fontes de energia renováveis na região, como a solar e a eólica. A previsão é que o valor total seja licitado antes da metade de 2024.
“Nós queremos, até o meio do ano que vem, licitarmos R$ 56 bilhões. Será o maior pacote de linhas de transmissões do Brasil. Vão destravar investimentos nacionais e internacionais brutais na questão das energias eólicas, solar, para que possamos ter suprimento interno, desenvolver a indústria, gerar emprego e renda e discutir com o mundo a questão da sustentabilidade. O Brasil tem a maior matriz energética do mundo”, disse, durante evento no Centro de Convenções, na capital paraibana.
Alexandre Silveira ressaltou o papel econômico que os investimentos nas energias renováveis devem exercer na região Nordeste. A expectativa é que a chegada dos recursos possam proporcionar a abertura de novos postos de trabalho.
“Gerar emprego e renda, gerar oportunidade. A única forma sólida de se fazer justiça social é gerando oportunidade para que os pais e mães possam criar seus filhos com o suor de seu trabalho. E dar oportunidade aos nossos jovens de ficar na nação brasileira.O sol que no passado tanto castigou o povo nordestino e que agora, sem dúvida será uma fonte de renda de riqueza e distribuição de renda no Nordeste”, completou o ministro.
MaisPB