O ministro do Meio ambiente, Ricardo Salles nomeou Dallys Henrique de Andrade Lima como novo superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no estado da Paraíba. A portaria com a nomeação do novo superintendente foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (18).
O superintendente anterior, o advogado Arthur Marques Navarro, havia sido nomeado em outubro de 2019, após o cargo ficar vago por cerca de oito meses. No dia 1º de abril deste ano, porém, ele deixou o cargo para assumir a superintendência do Patrimônio da União.
Dallys é uma figurinha carimbada em gabinetes de políticos do estado. Entre 2010 e 2015, foi secretário do deputado federal Efraim Filho (DEM-PB), e antes disso já havia atuado junto ao ex-senador Carlos Dunga, em 2008. No passado mais recente, Dallys ocupou o cargo em comissão de Chefe da Divisão de Aquicultura e Pesca, da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Paraíba, dentro do Ministério da Agricultura, posição que manteve por apenas 4 meses, entre agosto e novembro de 2019.
Dallys Henrique possui ainda uma empresa de assessoria e consultoria administrativa para municípios, criada em 2018 e ainda ativa, com sede em João Pessoa. Nenhuma atuação diretamente relacionada à área ambiental foi encontrada no currículo do novo superintendente do Ibama na Paraíba.