O segundo turno das Eleições 2022 está quase aí. E, antes de votar, é importante verificar o número da zona eleitoral e o local de votação onde você exercerá o direito ao voto. Isso facilita a sua vida e evita dores de cabeça desnecessárias no dia do pleito.
A Justiça Eleitoral disponibiliza uma série de ferramentas que permitem saber a qual seção a eleitora ou o eleitor deve comparecer para votar em 30 de outubro. A checagem pode ser feita de, pelo menos, três diferentes maneiras: pelo aplicativo e-Título, por meio do chatbot – o Assistente Virtual do TSE no WhatsApp – ou diretamente no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
E lembre-se: quem está em situação regular e não votou no primeiro turno pode e deve comparecer às urnas no segundo turno normalmente.
e-Título
Rápido, prático e na palma da mão. O aplicativo e-Título é a versão digital do título de eleitor. Por meio de geolocalização, o app guia a eleitora ou o eleitor até a respectiva seção eleitoral.
O e-Título serve ainda como documento de identificação, caso você já tenha feito o cadastramento biométrico. A versão digital do app vem com a foto da eleitora ou do eleitor, o que dispensa a apresentação de outro documento na hora do voto.
E, mesmo que você não tenha feito o cadastro biométrico, é possível baixar o e-Título para consultar onde votar. A diferença é que você precisará apresentar também um documento oficial com foto.
Em tempo: o aplicativo pode ser baixado gratuitamente em dispositivos móveis, nas lojas virtuais Apple Store e Google Play. Não perca tempo e faça logo o download do app para emitir seu e-Título antes do dia da eleição.
Portal do TSE
No Portal do TSE, clique no menu “Eleitor e eleições”, na barra superior da página, e, em “Eleições 2022”, consulta ao local de votação. Lá, você pode pesquisar pelo nome, número do título ou CPF. Os sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) também oferecem um espaço para a pesquisa.
Ao fazer a consulta, a eleitora ou o eleitor obtém o número de inscrição eleitoral, zona eleitoral e local de votação, com endereço completo.
Outras opções
Outra maneira de saber sobre o local de votação é pelo serviço voltado ao esclarecimento de eleitores no respectivo Tribunal Regional Eleitoral. E, por fim, caso a pessoa interessada não tenha acesso à internet, pode se dirigir ao cartório eleitoral mais próximo ou ao TRE do estado e consultar as informações pessoalmente.
TSE