A Justiça da Paraíba determinou nesta quinta-feira (6) a realização de novas eleições para todos os cargos da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Taperoá, referentes ao biênio 2025/2026.
A decisão que o Paraíba Mix teve acesso é do juiz Carlos Gustavo Guimarães Albergaria Barreto, da Vara Única de Taperoá, que atendeu à determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) e declarou nula a eleição realizada em 1º de janeiro de 2025.
O pleito havia sido vencido pela chapa encabeçada pelo vereador Ailton Paulo de Souza, que foi considerado inelegível por tentar um terceiro mandato consecutivo como presidente. A anulação atinge toda a chapa, por causa do princípio de unicidade previsto no regimento interno.
O magistrado também rejeitou o pedido de posse imediata da Chapa 2, liderada pelo vereador George Pereira de Sousa, por ela não ter obtido a maioria absoluta dos votos.
Com a decisão, o juiz determinou que o presidente em exercício declare a vacância de todos os cargos — presidente, vice e secretários — e convoque novas eleições em até 24 horas, o que deve ocorrer na sessão desta sexta-feira (7).
Veja a decisão, clicando aqui.
Paraíba Mix
