O prazo que permite que os deputados federais e estaduais mudem de partido sem correr o risco de perder o mandato, a chamada “janela partidária” chegou terminou neste sábado (2) e na Paraíba dos 36 deputados, 23 mudaram de sigla nesse período, em busca de melhores chances nas eleições de 2022 ou alinhamento com grupo político.
Na Câmara Federal, quatro – de doze – trocaram de partido. A mudança foi de quase 64% na Assembleia e mais de 56% na Câmara. Ainda há o caso da junção do DEM com o PSL que deu origem ao União Brasil e englobou Efraim Filho (DEM) e Julian Lemos (PSL).
Na Assembleia Legislativa o partido que mais cresceu foi o PSB, que com a volta do governador João Azevêdo ganhou mais quatro deputados (Tião Gomes, Junior Araújo, Edmilson Soares e João Gonçalves) chegando a uma bancada com oito parlamentares.
O Republicanos, comandado pelo deputado federal Hugo Mota foi a que conseguiu o segundo maior crescimento ganhando mais três deputados e chegando a quatro. O PSD, agora com o comando de Daniela Ribeiro, ficará com duas cadeiras, com Felipe Leitão e Manoel Ludgério. Os Progressistas também cresceram saindo de três parlamentares (Dra. Paula, Jane Panta e Galego de Souza) para quatro com a chegada de Lindolfo Pires.
O PT de Lula filiou Estela Bezerra, Cida Ramos e Jeová Campos, todos do PSB, mas perdeu Anísio Maia que foi exatamente para o PSB. A decisão dos ex-socialistas foi motivada pela filiação do também ex-PSB, ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho. Agora o PT tem três deputados. O PL, que recentemente ganhou a filiação mais importante, a do presidente Jair Bolsonaro, também saiu de um para três deputados. Cabo Gilberto e Wallber Virgolino, se juntaram a Caio Roberto.
Já o Patriotas, Cidadania, Podemos e Avante, os dois últimos com três e quatro deputados ficarão sem representação na Casa.
Câmara Federal
No Congresso, o Republicanos e União Brasil ficaram com as maiores bancadas. Wilson Santiago e Edna Henrique foram para o Republicanos que já tem Hugo Motta. O União Brasil ficou com Efraim Filho, Julian Lemos e recebeu a filiação de Damião Feliciano.
Enquanto isso o PSDB ficou apenas com Pedro Cunha Lima. Ruy Carneiro foi par ao PSC e Edna Henriques para o PSC. O PSB com Gervásio Maia e o PT com Frei Anastácio também ficaram com apenas uma cadeira.
Confira as mudanças com a janela partidária:
Na Assembleia Legislativa
- Adriano Galdino do PSB para o Republicanos
- Anderson Monteiro do PSC para o MDB
- Anísio Maia do PT para o PSB
- Branco Mendes do Podemos para o Republicanos
- Cabo Gilberto do PSL para o PL
- Cida Ramos do PSB para o PT
- Edmilson Soares do Podemos para o PSB
- Eduardo Carneiro do PRTB para o Solidariedade
- Érico Djan do Cidadania para o MDB
- Estela Bezerra do PSB para o PT
- Felipe Leitão do Avante para o PSD
- Jeová Campos do PSB para o PT
- João Bosco Carneiro do Cidadania para o Republicanos
- João Gonçalves do Podemos para o PSB
- Junior Araújo do Avante para o PSB
- Lindolfo Pires do Podemos para o Progressistas
- Manoel Ludgério do PSD para sem partido
- Moacir Rodrigues do PSL para o PSC
- Raniery Paulino do MDB para o Republicanos
- Taciano Diniz do Avante para o União Brasil
- Tião Gomes do Avante para o PSB
- Walber Virgulino do Patriota para o PL
- Wilson Filho do PTB para o Republicanos
Permaneceram nos partidos
- Ricardo Barbosa – PSB
- Jane Panta – Progressistas
- Jutay Menezes – Republicanos
- Hervázio Bezerra – PSB
- Inácio Falcão – PCdoB
- Camila Toscano – PSDB
- Tovar Correia Lima – PSDB
- Buba Germano – PSB
- Pollyanna Dutra – PSB
- Caio Roberto – PL
- Galego de Souza – Progressistas
- Chió – Rede
- Dra Paula – Progressistas
- Edmilson Soares – Podemos
- Doda de Tião – PTB
Diário de Notícias PB