O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois alertas de chuvas intensas acompanhadas de ventos fortes, podendo atingir até 100km/h em algumas localidades. Os alertas permanecerão válidos desde esta sexta-feira (23) até a manhã de sábado.
Autoridades recomendam precaução, aconselhando que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas. Além disso, é aconselhável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, bem como evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada, são medidas preventivas adicionais.
O primeiro alerta, de cor amarela, indica chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos variando de 40 a 60 km/h. Existe um baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Já nos municípios abrangidos pelo alerta laranja, a intensidade da chuva deve variar entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h. Nesses locais, há um risco mais elevado de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Os municípios afetados pelo alerta laranja incluem Aguiar, Aparecida, Bernardino Batista, Boa Ventura, Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Carrapateira, Conceição, Coremas, Curral Velho, Diamante, Ibiara, Igaracy, Itaporanga, Joca Claudino, Lastro, Marizópolis, Monte Horebe, Nazarezinho, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Santa Cruz, Santa Helena, Santa Inês, Santana de Mangueira, São Francisco, São João do Rio do Peixe, São José da Lagoa Tapada, São José de Caiana, São José de Piranhas, Serra Grande, Sousa, Triunfo, Uiraúna e Vieirópolis. Os demais municípios estão sob alerta amarelo.