A Prefeitura de Sumé, por meio da Secretaria de Educação (Seduc) do município, desenvolveu durante os anos de 2023 e 2024, o projeto com álbuns de figurinhas relacionados ao Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS.
O projeto foi desenvolvido em todas as escolas municipais e buscou abordar os 17 objetivos de uma forma mais leve, lúdica e agradável de aprendizado para os alunos.
Cada aluno recebeu um álbum com as figurinhas que estão associadas ao número do objetivo, incentivando com que eles pesquisem e conheçam cada um dos objetivos. As figurinhas que sobram ou estão repetidas, são trocadas com os demais colegas. Ao final, completados os álbuns, esses alunos receberam um certificado que ratifica o conhecimento de cada um com relação aos ODS.
Em 2023 o projeto iniciou nas turmas do 6º ano das escolas: Presidente Vargas, Padre Paulo Roberto de Oliveira, Escola Agrotécnica, Gonçala Rodrigues de Freitas e José Bonifácio no distrito de Pio X. Já em 2024, o projeto se estendeu para todas as turmas das outras duas escolas da zona rural (Manoel Inácio, Sítio Poço da Pedra e João de Souza, Sítio Conceição).
Os 17 ODS fazem parte de uma agenda mundial, adotados durante a cúpula das Nações Unidas em 2015. Neles estão contidas 169 metas que devem ser alcançadas até o ano de 2030 pelos países membros e aderentes a agenda.
“Para alcançar as metas, é fundamental o engajamento de crianças e jovens quanto a sua responsabilidade para o bem ambiental. Quanto a gestão municipal, o apoio foi total para a implementação de todo e qualquer trabalho direcionado a alcançar estes objetivos”, disse Teresa Cristina, coordenadora técnica da equipe ODS da Seduc.
POLITICA PARAHYBA