O Projeto Neuroplay, desenvolvido no município de Sumé, reuniu recentemente, pais e responsáveis de crianças com espectro autista e outros transtornos, com o objetivo apresentar as novas instalações do Centro de Especialidades Médicas, que está previsto para ser inaugurado até o início de novembro no bairro Conjunto Habitacional Sebastião Vitorino. A reunião foi conduzida por Henriques Mykaelys, gestor do projeto.
Em funcionamento há quase dois anos no município, o projeto Neuroplay é uma política pública implementada pela gestão do prefeito Éden Duarte. Durante o evento, Éden destacou que a obra está em fase final e foi projetada para atender cerca de 300 famílias do programa, ressaltando a importância de garantir suporte especializado para as crianças com deficiência e outras atipicidades. “Fico feliz em poder deixar essa política pública implementada e fortalecida em Sumé. Espero que as futuras gestões continuem a priorizar este projeto que transforma vidas”, afirmou.
Henrique Mykaelys reforçou que Sumé é uma das poucas cidades do Brasil que pode se considerar “amiga das crianças com transtornos”, por desenvolver políticas públicas específicas para este público.
A psicopedagoga Gorete Gomes, que atua no Neuroplay, explicou que o projeto é fundamental, pois ajuda as crianças a desenvolverem habilidades que serão aplicadas no cotidiano, promovendo não apenas o cuidado, mas também o entendimento e aceitação de suas condições.