No último final de semana, Sumé foi palco da etapa inicial do 7º Festival de Música da Paraíba, um marco importante na região do Cariri paraibano. Além de impulsionar a economia local, o evento fortaleceu os laços culturais da comunidade, refletindo o compromisso do governo estadual em descentralizar iniciativas culturais.
O prefeito Éden Duarte expressou sua satisfação em sediar um evento tão significativo, destacando que o festival não apenas homenageia os artistas da música nordestina, mas também proporciona oportunidades para os talentos locais se destacarem.
Com uma estrutura acolhedora, Sumé se destacou como o local ideal para o festival, tendo uma conexão especial com a música nordestina. Como berço do cantor Zé Marcolino, homenageado nesta edição, e palco para celebrar a talentosa Cátia de França, pessoense atuante na cena musical, a cidade brilhou.
Durante dois dias intensos, 14 intérpretes foram selecionados para avançar para a etapa final em João Pessoa, agendada para 09 de junho.
As 14 músicas selecionadas nas duas eliminatórias, sexta, 31, e sábado, 1º foram:
- Outros Sertões – Pablo Menezes e Caio César
- Lamento é mato – S. Turmalina
- Vamos viver o agora – Ronney Araújo e Júlia Regina
- Do paraíso da acácia – Raul Marques interpretada por Marinaldo Lyra
- Negro poder – Ana Regina Limeira e Sandra Belê interpretada por Afrosonoro
- Doce de coco – Tathy Martins interpretada junto com Erik Pronk
- Odé – Laíz De Oyá e Dani Baldissera
- Confesso – Kelven
- Folha que cura (Ewe Ô) – Helô Uehara e Pedro Paz
- Enfim – Wister
- Porta-estandarte das ralés – Thiago Cruz
- Impune algoz – Alcides Prazeres
- Quilombo groove – Filosofino interpretada junto com Dj Zebb
- Dalva e Lívia – Titá Moura
A votação popular está aberta no site do festival https://radiotabajara.pb.gov.br/festivaldemusica, desde a manhã deste domingo, 2, e vai até a execução da última música na noite da etapa final, 9 de junho no Espaço Cultural em João Pessoa.
Esta iniciativa, realizada em parceria pelo Governo do Estado da Paraíba, Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Funesc, Secom, e com o apoio da Prefeitura de Sumé, ofereceu uma plataforma única para os talentos musicais locais e regionais. Tanto a diretora-presidente da EPC, Naná Garcez, quanto a presidente da Funesc, Bia Cagliani, elogiaram a colaboração com a prefeitura de Sumé, destacando a calorosa recepção da cidade e o entusiasmo contagiante do público.
Com premiação de R$ 30 mil, incluindo reconhecimento para a melhor música, melhor intérprete e escolha popular online, o Festival de Música da Paraíba não só celebrou o talento musical, mas também fortaleceu os laços da cidade como um destino de destaque para futuros eventos culturais na região. Sumé permanece de portas abertas para apoiar e celebrar sua cultura, arte e talento local.