As inscrições para dois processos seletivos simplificados do IBGE que, na Paraíba, somam 190 vagas temporárias, distribuídas entre 10 municípios, foram abertas nesta terça-feira (4). No estado, são ofertadas 171 oportunidades para Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM) e 19 para Supervisor de Coleta e Qualidade (SCQ). Para as duas funções, é necessário ter o nível médio completo, mas, para a segunda, é exigido também que o candidato tenha Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo categoria B.
A remuneração é de R$ 1.387,50 para APM e R$ 3.100,00 para SCQ, além de benefícios como auxílio-alimentação (de R$ 658,00), auxílio-transporte e auxílio pré-escolar. Nos dois casos, a previsão de duração do contrato é de até 1 (um) ano, podendo ser prorrogado por mais dois anos, conforme inciso II do parágrafo único do art. 4o da Lei no 8.745/1993. A jornada de trabalho será de 40 (quarenta) horas semanais, sendo 8 (oito) horas diárias para ambas as funções.
- Quadro de vagas na PB para APM
- Quadro de vagas na PB para SCQ
Aberto às 10h do dia 04 de julho, o prazo para inscrições, que deverão ser feitas pela internet, vai até as 23h (horário de Brasília) do dia 19 de julho – incluindo sábados, domingos e feriados). O link para as inscrições está disponível na página do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), empresa organizadora da seleção. A taxa de inscrição será de R$ 42,20 para ambas as funções.
As seleções terão provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que serão aplicadas no dia 17 de setembro, com duração de 3h30. O resultado final dos processos seletivos está previsto para ser divulgado no dia 23 de outubro. Para SCQ, o conteúdo programático abrange Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Ética no Serviço Público, Noções de Informática, Noções de Administração e Situações Gerenciais e Geografia. Já para APM, as questões serão de Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Ética no Serviço Público e Geografia.
Entre as atribuições de um SCQ estão: organizar, planejar e executar atividades estabelecidas no cronograma de trabalho; gerenciar os trabalhos desenvolvidos nas agências de coleta de acordo com o cronograma previsto para as pesquisas e levantamentos; acompanhar o desenvolvimento da coleta dos dados das pesquisas e levantamentos, buscando a qualidade da informação; controlar a produção e a qualidade das atividades de coleta e levantamentos, entre outras.
Já as funções de um APM são: visitar domicílios e estabelecimentos de qualquer natureza, tais como comerciais, industriais, agropecuários, de serviços e órgãos públicos, em locais selecionados de acordo com o tema a ser pesquisado, para a coleta de dados, visando à realização de pesquisas de natureza estatística, entre outras.