O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos) ligou diretamente para o deputado federal Gustavo Gayer (PL), após declarações polêmicas de que Gleisi Hoffmann(PT), Lindbergh Farias (PT) e Davi Alcolumbre(União Brasil) seriam um “trisal“, e garantiu que o parlamentar bolsonarista será punido. A apuração é de Natuza Nery, e foi compartilhada na Globo News na quinta-feira (13).
Gayer sugeriu que Gleisi, Lindbergh e Alcolumbre seriam um “trisal”. Depois, apagou essa postagem, mas manteve outras em ataques aos congressistas.
“Disse o seguinte [na ligação], isso segundo uma pessoa próxima a Hugo Mota me contou: ‘Você vai ser punido, porque além da representação que o Davi Alcolumbre prometeu fazer na Comissão de Ética, o PT representou no Conselho de Ética contra ele e, desde os tempos do Arthur Lira, a mesa diretora passou a poder punir ela própria um desvio de conduta do parlamentar. Então ele [Hugo] disse: ‘Você vai ser punido porque eu não posso admitir um comportamento desse. Se eu admitir esse comportamento, o que vem depois? Se o parlamentar se dirige ao presidente do senado, a uma deputada, uma ministra de estado, um outro deputado, o presidente do congresso, um senador da república… Se permitir isso, vale tudo, né? Vale tudo”.
A fonte disse ainda que Gayer protestou, disse que nos últimos dois anos foi super atacado, “mas enfim, não tem defesa para algo assim, tanto que ele apagou o post, mas o print é eterno. Então não tem jeito.’”
O presidente do Senado informou que irá pedir a cassação de Gayer. Também na quinta-feira (13) o PT já entrou com uma ação no Conselho de Ética contra o parlamentar.