A prefeita Anna Lorena comemorou junto à secretária de Saúde do município, Paula Oliveira, a confirmação da disponibilização do soro antiofídico para o Hospital Regional Santa Filomena em Monteiro.
De acordo com informações da gerente Regional de Saúde do Cariri paraibano, Ravena Farias, o Hospital Regional de Monteiro, receberá o soro antiofídico, que faz parte do tratamento contra acidentes causados por serpentes, ainda no mês de junho.
A demanda já havia sido apresentada pela prefeita Anna Lorena ao Governo do Estado, atendendo às solicitações dos monteirenses e pacientes atendidos dos 15 municípios que compreendem a 5ª Regional de Saúde.
Ainda de acordo com Ravena Farias, médicos e enfermeiros do Hospital Regional, Núcleo de Vigilância e de Imunização da gerência, receberão uma capacitação para a administração dos soros. “Após a capacitação, a unidade hospitalar estará recebendo os soros, não para estoque, mas, para o atendimento de acordo com a necessidade”, confirma Ravena Farias.
Para que serve o soro antiofídico:
O Instituto Butantan produz diversos tipos de soros para combater o veneno de animais peçonhentos, dentre eles o antídoto indicado no tratamento do envenenamento por serpentes. O soro antiofídico faz parte do tratamento contra acidentes por serpente e é realizado em hospitais de todo o Brasil, salvando milhares de pessoas todos os anos.
Dependendo do tipo de cobra que causou o acidente, existe um tipo de soro – afinal, são muitas espécies de cobras. Porém, o processo de produção de cada soro é o mesmo, e a efetividade do produto também.