O Governo Federal trabalha com a previsão de investimentos superiores a R$ 1,4 bilhão para obras em rodovias federais que cortam a Paraíba, principalmente em trechos da BR-230, principal via de acesso de João Pessoa ao Sertão.
À reportagem, o Ministério do Transportes detalhou que as principais obras que devem receber recursos do orçamento público estão:
– Duplicação da BR-230 entre Farinha, próximo a Pocinhos, e Cajazeiras, no Sertão, no valor de R$ 880 milhões;
– Adequação de 31,6 quilômetros da BR-230, entre Campina Grande e Farinha, próximo a Pocinhos, no valor de R$ 529 milhões;
– Destinação de R$ 72,9 milhões para conclusão da triplicação de oito quilômetros do trecho da BR-230 que vai de Cabedelo a Oitizeiro, em João Pessoa.
Duplicação poderia ajudar a reduzir mortes
A duplicação da BR-230 entre Campina Grande e o Sertão é um sonho antigo para quem precisa fazer a viagem constantemente. Diferente do trecho que vai da capital do estado à Rainha da Borborema, a viagem até os municípios de Patos, Sousa, Pombal ou Cajazeiras, por exemplo, precisa ser feita em estrada simples.
Um dos grandes perigos para situações como essas são as ultrapassagens feitas, na maioria das vezes, indevidamente. Um desvio que tem causado, infelizmente, acidentes trágicos.
É o caso de uma família natural de Sousa que ao viajar entre Pombal e São Bentinho na rodovia federal morreu no mês de maio. O carro em que as quatro pessoas estavam tentou desviar de uma moto, mas acabou colidindo frontalmente com um caminhão, como informou o condutor do veículo maior ao Corpo de Bombeiros.
Três das vítimas eram pai, mãe e filho. Ivan Pereira Leite, Cláudia Rejane Lima e Davi Lima Pereira Leite. Uma adolescente de 16 anos, sobrinha de Cláudia, ainda chegou a ser socorrida para o Hospital de Pombal, mas não resistiu aos ferimentos e também morreu.
Promessa de duplicação é antiga
Autorizada pelo ex-ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, a duplicação da BR-230 até o Sertão é colocada em prática a passos de tartaruga. À época, em 05 de fevereiro de 2018, o auxiliar do ex-presidente Michel Temer (MDB) aprovou o início da obra, prevista na primeira fase para acontecer até a Praça do Meio do Mundo.
“Nossa expectativa é que o trabalho das obras comece no início do segundo semestre deste ano. Essa duplicação vai garantir uma trafegabilidade de qualidade até a Praça do Meio do Mundo e esperamos que todos os trabalhos sejam realizados com sucesso, no sentido de garantir a execução normal do projeto”, comentou o ministro durante o ato na sede da Fiep, em Campina Grande.
A previsão inicial era de conclusão em até 36 meses, prazo já superado, ou seja, não cumprido.
Em maio do ano passado, o governo Bolsonaro assinou, novamente, a ordem de serviço para as obras. A expectativa é que agora, com a locação de recursos no governo Lula (PT) a adequação ferroviária possa, enfim, ser finalizada.
Triplicação entre Cabedelo e João Pessoa é outro calo
Se alguém desejar conhecer na prática o que é quando alguém fala sobre demora do poder público para melhorar a vida do cidadão, basta trafegar pelo trecho da BR-230 entre Cabedelo e João Pessoa. Como mostrou por diversas vezes o Portal MaisPB, o que era um sonho a ser realizado a partir de 2016, virou um pesadelo.
A passos lentos e recheada de polêmicas, a obra é conhecida por seu atraso e mudança na condução. Quando autorizada por Temer, a expectativa era de rapidez.
Com a pandemia, a empresa que deveria geri-la, abandonou. O Exército assumiu, mas não finalizou. Entregou uma parte.
No semestre passado, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) lançou um edital de licitação, no valor de R$ 167,34 milhões, para dar continuar às obras de triplicação da BR-230 com foco na execução do remanescente das obras de adequação de capacidade e segurança da rodovia BR-230, do Km 2 ao Km 13.
Recentemente, o ministro dos Transportes, Renan Filho, prometeu esforços para solucionar o problema.
“Já conversei com o governador João Azevêdo e com a bancada federal paraibana para que a gente encontre caminhos e vou cobrar que a execução seja acelerada porque esse é o desejo do povo paraibano, do presidente Lula e do ministério”, explicou.
Para o cidadão paraibano ou o motorista profissional que precisa da BR-230 para viver, resta a esperança para que enfim se exista uma rodovia digna e segura para o transporte, não um canteiro de obras ou um corredor da morte.
MaisPB