O deputado federal Gervásio Maia (PSB) solicitou ao ministros dos Portos e Aeroportos, Márcio França, um estudo de viabilidade para implantação de voos partindo do Nordeste para África e Europa. O pedido aconteceu durante audiência conjunta das comissões de Turismo e de Viação e Transporte, na Câmara dos Deputados.
“Se um passageiro desejar ir para a Europa, saindo do Nordeste, ele tem de pegar um voo para o Sudeste do País, voar três horas, e depois voar dez horas. Mas se alguém sai de Recife para Lisboa, esse passageiro vai ter um voo de sete horas e meia de duração. É um negócio que quem vive no Nordeste não consegue entender”, afirmou o parlamentar.
Ainda durante a fala, Gervásio sugeriu que os voos internacionais com origem no Sudeste realizem escalas em estados do Nordeste.
“De repente um voo que sai de Guarulhos, de Campinas ou do Galeão, que ele possa fazer uma escala em Recife, que ele possa fazer uma escala em Fortaleza”, sugeriu.
O presidente do PSB da Paraíba explicou ainda que a ampliação das rotas internacionais, a partir do Nordeste, vai inserir o Brasil no mapa de desenvolvimento, atrair novos investimentos e impulsionar os já existentes.
“A implantação de voos regulares dos estados do Nordeste para a Europa mudaria significativamente a economia da região e abriria uma nova rota de expansão para nossos produtos”, defendeu Gervásio Maia.