Desde o último fim de semana, quando o Parque do Povo foi invadido após ter os portões fechados para evitar uma superlotação, a prefeitura avalia a possibilidade de fazer mudanças na área onde acontece o São João de Campina Grande. Nesta terça-feira (6), foi apresentado um projeto de requalificação do Parque Evaldo Cruz (Açude Novo), que pode ajudar na ampliação do espaço. Por isso, o Jornal da Paraíba preparou um resumo da proposta.
Possibilidade 1 – Requalificação do Açude Novo
A intenção, nesse caso, é construir uma ponte, que possibilite a abertura de um túnel (para a passagem de pessoas) de 40 metros na rua Lino Gomes, interligando o Açude Novo ao Parque do Povo.
Com a requalificação, a parte cenográfica do Parque do Povo ficaria no Açude Novo. Já o PP, seria um espaço mais vago para shows.
Essa etapa de requalificação deve custar R$ 14 milhões e a ordem de serviço pode assinada até novembro deste ano. Mas só a construção da ponte está prevista para seis a oito meses. Por isso, não há garantias de que a alternativa estaria disponível até o próximo São João.
Possibilidade 2 – Desapropriação de imóveis
Outra opção analisada, mas que ainda não tem proposta definida, pela prefeitura é a desapropriação de imóveis localizados em dois quarteirões vizinhos com a parte inferior do Parque do Povo.
Dessa forma, o palco principal poderia ser realocado na parte de baixo do espaço.
1 + 2 = O que mudaria em termos de área
Com a implantação das duas mudanças juntas, de acordo com a prefeitura, o Parque do Povo passaria de 26 mil metros quadrados de área para quase 100 mil metros quadrados.
Possibilidade 3 – Novo espaço para shows
Também foi sugerida a construção de um novo espaço para a realização do São João de Campina Grande, na parte sudoeste da cidade.
O prefeito, inclusive, chegou a fazer uma enquete em um perfil de rede social com as possibilidades para o futuro da festa. Mas esta terceira alternativa não agradou os seguidores deles.
Jornal da Paraíba