O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 terá o primeiro dia de provas em exatamente quatro meses – as provas para as versões impressa e digital ocorrem em dois domingos: 13 e 20 de novembro. Os candidatos que desejam tirar uma boa nota, tanto nas questões de múltipla escolha quanto na redação, devem manter uma rotina equilibrada de estudos para se dar bem no exame.
No primeiro dia de provas, em 13 de novembro, serão cobradas 45 questões de linguagens, sendo cinco dessas referentes à língua estrangeira (inglês ou espanhol); 45 questões de ciências humanas; e a redação . Já no segundo dia de provas, são cobradas 90 questões das áreas de matemática e ciências da natureza, com 45 questões para cada área, e a prova consiste em questões de múltipla escolha.
Mas faltando exatamente 4 meses para o primeiro dia de aplicação das provas, vários candidatos já estão se preparando para o exame. A professora Patrícia Dias explica que, neste período restando apenas 4 meses para o Enem, os candidatos devem ter uma rotina de estudos para prestar o exame. Organizar um planejamento saudável de estudos é um bom começo.
A poucos meses para a prova do Enem, é importante que o candidato organize sua rotina de estudos. Procurar um Cursinho Preparatório, com uma equipe qualificada para orientá-lo é uma excelente alternativa, pois irão com estratégia prepará-lo para a prova. Como também, fica a dica: estude em um lugar bem iluminado, silencioso, faça resumos, elabore perguntas, responda simulados, leia bastante, informe-se”, orienta a professora.
Nos últimos anos, o Enem teve um decréscimo no número de candidatos inscritos. Em 2022, a edição do exame conta com 3.396.597 candidatos inscritos, sendo, esta, a segunda edição com o menor número de inscritos desde 2005. Desde 2016, o exame registra queda exponencial no número de inscritos e, com a pandemia, os números caíram significativamente. Patrícia explica que, mesmo com os entraves causados pelas diferenças econômicas e as consequências da pandemia, o candidato deve se empenhar para estudar para a prova, a partir de ferramentas disponíveis.
O candidato deve dar o seu máximo de todas as formas possíveis. A pandemia aprofundou as desigualdades e fez com que muitos candidatos desistissem ou estudassem menos para o exame. Como citei anteriormente, organizar um cronograma de estudos, buscar boas fontes de leitura e material de apoio são meios que te levarão à excelência. Concentre-se aonde quer chegar, tenha foco e seja persistente”, explica Dias.
Para o Enem, a professora também reforça que os candidatos devem focar no eixo central das questões do exame, que são baseadas em conteúdos interdisciplinares e contextualizados com assuntos teóricos, correlacionados com eventos da atualidade, e, para isso, os candidatos devem organizar o conteúdo de estudos por áreas de conhecimento, que, segundo Patrícia, facilita o desempenho de estudos do candidato.
Algo que deve ser levado em consideração e que te ajudará a estudar é entender que são questões interdisciplinares e contextualizadas. Deixa eu ser mais clara: em uma questão pode ser exigido conhecimento de duas áreas, por exemplo, matemática e física. Portanto, organize o material de estudo por área de conhecimento, assim facilitará no seu desempenho”, comenta Patrícia.
Professora Patrícia Dias ensina redação para candidatos que vão prestar o Enem – Foto: Arquivo Pessoal/Redes Sociais
Em 2021, a SAS Plataforma de Educação divulgou uma relação dos assuntos que apareciam com maior regularidade nas provas do Enem entre os anos de 2009 e 2020. Para cada área do exame, os conteúdos a seguir são os que aparecem com maior frequência na prova:
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
- Português: leitura e interpretação de texto, estrutura textual e análise de discurso, leitura e artes, gênero textual e literatura;
- Espanhol: leitura e interpretação de textos, semântica e domínio lexical, análise de texto literário em prosa, identificação de função do texto e análise e interpretação de poemas, e canções;
- Inglês: leitura e interpretação de textos, leitura e interpretação de animações (cartuns, tiras e charges), domínio lexical, análise e interpretação de poemas e canções, e identificação da função do texto.
Matemática e suas Tecnologias
- Geometria; escalas, razão e proporção; aritmética; gráficos e tabelas e funções.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Física: mecânica, eletricidade e energia, ondulatória, termologia e óptica;
- Química: físico,química, química geral, química orgânica, meio ambiente e energia;
- Biologia: humanidade e ambiente, citologia, histologia e fisiologia, fundamentos da ecologia e biotecnologia.
Ciências Humanas e suas Tecnologias
- História: Idade contemporânea, Brasil Colônia, Brasil Império, história política e patrimônio histórico-cultural;
- Geografia: geografia agrária, meio ambiente, questões econômicas e globalização, geografia física e geografia urbana;
- Filosofia: ética e justiça, filosofia antiga, filosofia contemporânea, natureza do conhecimento e filosofia moderna;
- Sociologia: mundo do trabalho, cultura e indústria cultural, ideologia, meios de comunicação e cultura de massa, e cidadania.
Para a redação, a professora Patrícia Dias, que também é especialista em ensino de redação, explica que o candidato deve ter uma rotina de estudos na qual deve ter prática repetitiva e dedicação, estar atento às atualidades e, se puder, ter o auxílio de um profissional capacitado.
A redação é uma produção que na média final do Enem conta muito, então merece ser vista com atenção. Portanto, dedicar um tempo de estudo – de qualidade – exclusivo, desde leituras que irão agregar ao seu repertório até a prática constante de produções textuais é fundamental. Como também, ter uma boa orientação de um profissional com experiência na área onde irá te ajudar a turbinar suas produções até o dia da prova, assim estará preparado”, explica a professora.
No Enem, cinco competências são avaliadas pela banca na redação, que deve ser um texto dissertativo-argumentativo, sendo as competências:
- Domínio da escrita formal da língua portuguesa;
- Compreender o tema e não fugir do que é proposto;
- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um pontos de vista;
- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- Respeito aos direitos humanos.
Patrícia também elencou algumas orientações para que os candidatos possam organizar sua rotina de estudos com relação a prática da redação:
- Atualize-se das principais notícias;
- Há um formato exigido para a redação, não fuja dele;
- Treine, treine bastante;
- Reescreva seus textos;
- Evite anulação, não fuja do tema, faça uma boa leitura dos textos de apoio e saiba interpretá-los.
Cronograma do Enem 2022
- Provas: 13 e 20 de novembro
- 13 de novembro: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias
- 20 de novembro: ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas: 13h30
- Término das provas 1º dia: 19h
- Término das provas 2º dia: 18h30