A equipe que está atuando no combate ao incêndio que atingiu o entorno do Parque Estadual da Serra da Santa Catarina, localizado no Sertão paraibano, fez uma constatação assustadora. De acordo com a secretária de estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, em entrevista à rádio BandNews, o termômetro utilizado pelos agentes marcou 47ºC, nessa quinta-feira (28).
O parque fica entre os municípios de Aguiar, Carrapateira, Nazarezinho e São José da Lagoa Tapada.
“Atingimos 47ºC em alguns locais. Foi ali próximo a Serra da Santa Catarina, próximo ao município de Nazarezinho. A equipe fez a medição com o termômetro e constataram 47ºC”, revelou Rafaela Camaraense.
A secretária informou, ainda, que está sendo feito um monitoramento via satélite para acompanhar a concentração de calor, ventos e a temperatura. “É importante também para garantir a segurança dos agentes que estão trabalhando lá. Vamos proteger nossa fauna, flora e também as vidas humanas”, concluiu.
Nesta sexta-feira (29) o combate ao fogo contará com a colaboração de mais 80 integrantes do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar.
O incêndio já dura desde a segunda-feira (25). A equipe da Semas tem atuado em parceria com o Corpo de Bombeiros para cessar as chamas que tem se espalhado por toda a região da zona de amortecimento do Parque, de maneira rápida e em larga extensão.
Click PB