Apenas em 2022, foram desviados 231 GWh em energia elétrica na Paraíba, segundo a concessionária Energisa. O valor seria suficiente para abastecer toda a cidade de Patos por um período de 12 meses.
Além de comprometerem a qualidade do fornecimento de energia, sobrecarregando o sistema elétrica, o popular “gato” e ligações improvisadas de energia põem em risco a segurança da população, já que os desvios não atendem os padrões de fornecimento, podendo ocasionar choques elétricos, curtos-circuitos e até mesmo incêndios. A população também pode sofrer com danos aos equipamentos elétricos devido à queda na qualidade da energia.
“Infelizmente temos visto notícias frequentes de acidentes com a comunidade, ao tentar fazer esse tipo de ligação. Normalmente, quem pratica esse ato não tem conhecimento sobre eletricidade e nem utiliza os equipamentos de proteção necessários para trabalhar com a rede energizada. As equipes técnicas da Energisa passam por treinamentos específicos para mexer na rede elétrica com segurança”, alerta o gerente comercial da Energisa, Danillo Lélis.
Ações de combate ao furto de energia
Segundo a empresa, de janeiro a dezembro do ano passado, foram investidos R$ 25 milhões em ações de inspeções e regularizações e em tecnologia de identificação de fraudes.
Em parceria com a Polícia Civil e o Instituto de Polícia Científica (IPC) da Paraíba, a Energisa recuperou, no ano de 2022, mais de R$ 21 milhões, sendo R$ 4,4 em impostos, cerca de 12% a mais que em 2021.
Recuperados, esses valores poderão ser investidos em obras de manutenção e ampliação da rede elétricas, por parte da Energisa, e em políticas públicas do Governo do Estado, por exemplo.
Como denunciar fraudes
Caso suspeite desse tipo de prática, o cliente pode denunciar de forma anônima. A denúncia pode ser feita pelo Call Center 0800 083 0196 (ligação gratuita), em uma das agências de atendimento, na assistente virtual Gisa (opção 15), ou no site da Energisa.