O Governo Federal liberou empréstimos consignados para as pessoas que recebem o Auxílio Brasil, assim como outros benefícios de transferência de renda do governo. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (27).
No empréstimo consignado, o desconto de até 40% é direto na fonte. Em razão de as parcelas serem descontadas diretamente da folha de pagamentos, os bancos têm a garantia de que as prestações serão pagas em dia.
Para o cálculo do valor do empréstimo que pode ser feito por cada pessoa, é levado em consideração os R$ 400 do benefício, pois ainda não existe a garantia de que os R$ 600 serão estendidos para o próximo ano.
Segundo o economista paraibano Cássio Besarria, é preciso se organizar, antes de solicitar o empréstimo, pois por mais que ele tenha seu lado positivo, ele também pode ter seus malefícios.
Lado positivo
- Pessoas que têm acesso ao crédito, são aquelas que muitas vezes não têm acesso a empréstimos
- Pessoas que já estão com dividas podem pegar recurso via Auxilio Brasil para sanar uma outra dívida que tem uma taxa de juros maior
Lado negativo
- Aumentar o número de pessoas endividadas no Brasil
- Aumento no número de pessoas inadimplentes no Brasil
- Por mais que a taxa de juros seja menor que a do cartão de crédito, ainda é de 3,5%, ou seja, mais de 30% ao ano.
Outro malefício apontado pelo economista é que algumas pessoas podem usar do recurso para antecipar o consumo de algum bem e isso pode interferir diretamente na renda familiar.
Algumas dicas para quem tem o interesse em fazer o empréstimo são:
- Ter aplicativos veiculadas com o banco solicitante
- Dar atenção para onde está indo o dinheiro
- Saber quais são as suas despesas
- Registrar as compras feitas nos mês
- Ir nas agências bancárias presencialmente para saber sobre o empréstimo
- Não clicar em links na internet para evitar golpes