O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) poderá não mais desembarcar no Estado da Paraíba nesta terça-feira (8), uma vez que, de acordo com a imprensa nacional o chefe do Executivo Nacional visitará apenas outros três Estados Nordestinos: Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Ainda de acordo com as informações divulgadas as visitas acontecerão, não mais em um só dia, mas, em três, sendo: na terça-feira (8) em Jati (CE), onde participará de um ato público que marcará a retomada da liberação das águas da transposição do rio São Francisco para o Cinturão das Águas; na quarta (9), em Salgueiro (PE), para visita a Estação de Bombeamento (EBI-3) e acionamento de bombas do Núcleo Controle Operacional; e, no mesmo dia, ele deve ir à Jucurutu (RN), onde inspecionará a Barragem de Oiticica e assinará ordens de serviço para a segunda etapa da pavimentação no município.
Na última semana, o próprio Bolsonaro disse que viria ao Estado da Paraíba e visitaria o município de São José de Piranhas, informando que viria para entregar obra “que tem a ver com a água” (ver vídeo ao final da matéria),
Polêmica
Bolsonaro desembarcará no Nordeste após se envolver em mais uma polêmica com a Região quando, na sua live semanal, realizada na última quinta-feira (3), após comentar sobre a revogação do Decreto de luto luto ao Padre Cícero, confundir a terra natal do Padroeiro e associar nordestinos a “pau-de-arara”.
Bolsonaro questionou se algum de seus assessores sabia de qual cidade no Pernambuco era o sacerdote. Ao não ter resposta, questiona que a sala estava cheia de “pau-de-arara”. O Padre Cícero, entretanto, nasceu e morreu no Ceará. O principal foco de peregrinação de seus seguidores é Juazeiro do Norte.
O comentário do presidente irritou grande parte dos nordestinos e provocou uma manifestação do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que pediu que Bolsonaro respeitasse ao povo nordestino.
Estratégia
A visita de Bolsonaro à Região Nordeste, bem como da concessão de um maior número de entrevistas à veículos de Comunicação desta Região do país, faz parte da tentativa de frear a queda vertiginosa que sofre em termos de aprovação popular, principalmente nem território nordestino, onde, desta vez, participará até de uma ‘jegueata’.
Paraíba Rádio Blog