O deputado federal, Cabo Gilberto (PL), demonstrou preocupação com o efetivo policial e o trabalho exaustivo por parte dos agentes das forças de segurança pública do Estado durante o período dos festejos juninos. Em sessão na Câmara desta segunda-feira (27/05), o parlamentar afirmou que já recebeu denuncia de policiais e bombeiros militares que terão de trabalhar durante a folga.
Ainda de acordo com o deputado, o déficit de 10 mil profissionais só na Polícia Militar da Paraíba sobrecarrega a corporação, fazendo com que o efetivo durante as grandes festas de São João não seja suficiente. Ele incentivou, ainda, que caso o militar seja escalado para trabalhar na folga, que adote o procedimento do ‘Movimento Polícia Legal’.
Na Paraíba, a manifestação foi aderida no final de 2021, quando agentes da PM reivindicavam melhorias salariais e outras questões de trabalho dos servidores públicos. Entre as medidas, foi de não aceitar o pagamento do serviço extra oferecido pela corporação.
“Pegar o pobre do policial e do bombeiro que já está numa escala apertada, trabalha mais do que a própria CLT determina, e aí obrigar o policial a trabalhar na sua folga. Onde é que existe isso? Eu já denunciei a todas as autoridades. Então daí eu peço a todos os profissionais da segurança pública que se forem escalados como foram no Carnaval de forma obrigatória, os senhores façam um movimento polícia legal que fizemos lá em 2021 pra 2022 de forma legal, porque não pode colocar o policial pra trabalhar na sua folga”, detalhou o parlamentar.
PORTAL CORREIO.