Pelo menos 25% das mortes por Covid-19 na Paraíba no ano de 2023 aconteceram no mês de dezembro, de acordo com boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (3) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Ao todo foram 16 mortes confirmadas no último mês do ano passado. Outros 11 óbitos ainda estão sendo investigados.
As mortes que aconteceram no estado foram em nove cidades diferentes. Seis pessoas morreram em João Pessoa, duas em Campina Grande, e uma em Alagoa Grande, Cabedelo, Piancó, Queimadas, São Francisco, Tacima e Triunfo, cada.
As vítimas da doença nessas cidades apresentavam quadros de doenças como diabetes, hipertensão, cardiopatia, obesidade e outros fatores. A vítima mais nova tinha 19 anos de idade e a mais velha tinha 91 anos.
Em relação às vacinas que essas pessoas tomaram, 10 das 16 pessoas tinham esquema vacinal com três doses, duas pessoas estavam com esquema incompleto e três não foram vacinadas.
Além das mortes, o mês de dezembro também representou o período de tempo com o maior número de casos de Covid-19 no ano. Ao todo foram 3.594 casos confirmados da doença, sendo que a maioria deles são considerados casos leves (3.512). 82 pessoas estão atualmente internadas como Síndrome Respiratória Aguda Grave por Covid-19, o que é o maior valor desde junho.
As 11 mortes que ainda estão em investigação são de pessoas que moravam em João Pessoa, Baía da Traição, Bayeux, Cabedelo, Guarabira, Pirpirituba, Santa Rita, São José dos Ramos e Sapé. Todos tinham mais de 30 anos.
No novo boletim epidemiológico, não foram constatadas novas variantes de Covid-19.
Jornal da Paraíba