A escolha do filiado do Partido dos Trabalhadores (PT) que deve se candidatar a Prefeitura de João Pessoa segue rendendo debates internos.
Na última segunda-feira (08) o presidente estadual da sigla, Jackson Macêdo, publicou em sua rede social uma ‘reflexão’ sobre as prévias do partido na cidade de Fortaleza e as disputas internas de modo geral.
Macêdo citou a ex-prefeita do município de Fortaleza (CE), Luizianne Lins, que entre as candidaturas do PT aparece em primeiro lugar em pesquisa* de intenções de voto na região, porém perdeu as prévias do partido.
“Ontem o PT de Fortaleza definiu por meio de Prévias que Evandro Leitão (Presidente da AL CE ) será o candidato do partido a prefeito da cidade. Foi uma festa da democracia petista. A companheira deputada federal @luiziannelinspt já foi prefeita da cidade, teoricamente tem mais “intenção” de votos que os outros candidatos e MESMO ASSIM, ACEITOU E DISPUTOU AS PREVIAS DO PT. Uma grande militante que RESPEITA PARTIDO, SUA MILITANCIA E NOSSAS REGRAS. Luzianne não se acovardou, não fugiu do debate e democraticamente aceitou a disputa e o resultado. Isso sim é espírito partidário. Parabéns !!!!!!!!”, disse Macêdo.
Apesar de não mencionar diretamente o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, o ex-gestor resolveu anunciar a desistência de concorrer as prévias da sigla, em meio as troca de farpas entre os integrantes do PT.
Luciano, segundo a primeira pesquisa** registrada de intenção de voto, estava em segundo lugar na disputa pela prefeitura da capital (12,4%), atrás do prefeito Cícero Lucena (Progressistas).
Já a deputada Cida Ramos, preferida para ganhar as prévias, surge em quarto lugar na disputa (3,4%), sem o nome de Cartaxo.
Definições sobre candidatura do PT em João Pessoa devem ocorrer este mês
A definição sobre o candidato ou aliança política do PT em João Pessoa deve ser tomada este mês pela executiva nacional do partido.
No último dia 26 de março, o diretório nacional do PT aprovou, por 49×19, uma resolução que deixa nas mãos da executiva nacional da legenda a definição sobre a tática eleitoral em João Pessoa, Recife, Curitiba e Rio de Janeiro. A definição sepultou de vez as prévias do partido na Capital, que haviam sido inicialmente suspensas.
Jackson Macedo argumentou que a decisão do diretório nacional só confirmou o que já estava definido nas regras da legenda.
“A nacional está fazendo valer o que estava escrito nas regras. Ela tem a palavra final. Ela vai decidir a tática eleitoral em João Pessoa e o candidato. Isso deve acontecer no começo de abril. O diretório nacional deliberou que a executiva nacional decida sobre João Pessoa, Rio de Janeiro, Recife e Curitiba”, disse Jackson.
CLICK PB.