A cidade de Cacimba de Areia, na Região Metropolitana de Patos, foi sede do Seminário da Agricultura Familiar do Médio Sertão e do Seridó, na tarde deste sábado (20). O evento organizado pela Conab Paraíba aconteceu no Ginásio de Esportes “O Rapazinho” e ficou marcado pelo retorno do Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA.
O diretor executivo da Conab, Lenildo Morais, exaltou a volta desse programa tão importante para os pequenos agricultores paraibanos e destacou a prioridade para na paridade de gênero.
“Foi um momento muito importante junto aos agricultores e agricultoras familiares, onde pude explanar sobre o novo PAA. Tive a oportunidade de e falar sobre a geração de emprego e renda para o meio rural, além das prioridades do novo PAA que prioriza a paridade de gênero, onde 50% dos projetos terão de ser apresentados por mulheres”, relatou.
Ele destacou ainda sobre a participação das comunidades quilombolas, indígenas e a agroecologia.
“Há uma inovação este ano para as comunidades quilombolas, indígenas, produtos agroecológicos e a juventude rural e populações tradicionais, todos eles terão prioridades, ou seja, é um projeto que vai trazer renda é mais dignidade, fazendo com que as pessoas recebem os alimentos nas periferias e associações”, destacou.
O gerente Regional da Conab, Betinho Campos, também destacou a importância do momento.
“Me sinto honrado em fazer parte deste momento ao lado dos produtores e produtoras rurais da Paraíba. Estamos empenhados no novo plano de combate à fome do Brasil e faremos isto com muito trabalho”, disse.
O evento contou com a participação dos empregados e empregadas da Unidade de Armazenagem da Conab Patos, além de autoridades regionais, associações e cooperativas de 60 municípios de todo estado.