Fenômeno do forró, Nattan anunciou oficialmente que fará uma pausa na carreira. Por meio de um vídeo publicado no Instagram, o cantor contou que enfrenta há meses uma crise de esofagite e foi diagnosticado com a bactéria H. Pylori. Depois de ter shows no Réveillon cancelados, ele confessou que teve problemas nas cordas vocais em decorrência do tratamento para a doença. “Estou vivendo um momento de desafios com a minha voz”, relatou.
Após aparecer aos prantos no Instagram por ter que cancelar dois shows no fim de ano, Nattan tomou a decisão de parar sua agenda e compromissos profissionais para cuidar da saúde.
“Há uns três meses, fui diagnosticado com H. Pylori, comecei um tratamento muito intensivo com antibióticos bem fortes. 14 dias de remédio, e esses remédios me deram muito refluxo”, iniciou ele, com uma perceptível rouquidão, explicando que queria dar detalhes dos motivos que o levaram a cancelar apresentações.
“Os remédios que eu estava tomando para refluxo, eu não consegui administrar durante esse tratamento com antibióticos da H. Pylori. Isso me causou bastante edema e inchaço nas cordas vocais. Isso é um dos elos dessa corrente, são várias causas. Aí eu acabei me prejudicando em vários momentos de shows que eu estava fazendo em cada estado”, revelou o ex-participante da Dança dos Famosos.
O artista afirmou que chegava muitas vezes em suas apresentações com a voz perfeitamente bem e, após 30 minutos de show, já não tinha mais como cantar.
“A gente meio que se assustou, porque a gente não sabia o que estava causando isso. É muito doloroso para um cantor que quer cantar no palco, se expressar, não conseguir cantar. Eu saí muito triste”, pontuou.
Nattanzinho reforçou que participou da virada do ano em Copacabana, no Rio de Janeiro, por ser um sonho seu desde que era criança –mas na terceira música já perdeu a voz novamente, o que o fez cancelar uma apresentação em Recife. “Se eu tivesse 5% de voz, eu teria tentado fazer um show em Recife, assim como eu tentei fazer no Rio de Janeiro”, alegou.
“Estou vivendo um momento de desafios com minha voz. Essa pequena pausa será necessária. Esse é o momento de parar, de me cuidar, de me juntar com as pessoas e médicos que estão me acompanhando para ver realmente o tratamento a fazer. Quero voltar para vocês seguro, quando eu estiver com a voz 100%”, complementou o artista.
Em nota oficial enviada à imprensa, a equipe de Nattan deu mais detalhes sobre o quadro de saúde do cantor. “Por recomendação médica e fonoaudiológica, Nattan irá se afastar dos palcos por alguns dias para focar 100% na sua saúde”, reforçou.
“O cantor tratou, nos últimos três meses, uma infecção (H. Pylori) com fortes antibióticos que causaram um grande refluxo. Os remédios para amenizar esse refluxo não puderam ser administrados durante o tratamento da H. Pylori. Com isso, as suas cordas vocais foram prejudicadas e apareceu um edema”, relembrou.
“A consequência desse quadro é uma forte rouquidão e afonia em casos de grande esforço por longo tempo. A pausa é necessária para plena recuperação. Nattan agradece o entendimento e o acolhimento que o momento requer e, em breve, voltará aos palcos com toda sua energia, inclusive e especialmente nas cidades em que os shows precisaram ser adiados”, finalizou o comunicado.