A nova articulação política visando dar corpo a uma candidatura presidencial para tentar quebrar a polarização entre Bolsonaro e Lula, a chamada terceira via, foca no nome do apresentador de televisão José Luiz Datena.
Um parlamentar paraibano, o deputado Aguinaldo Azevedo, participou de um jantar com lideranças do MDB e PSL, além do ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia, com o intuito de convencer Datena a se filiar ao PSL e assumir a empreitada de candidato ao Planalto.
Datena já ensaiou outras candidaturas em São Paulo, mas sempre desistiu na última hora. Não se sabe agora. O que se tem no momento são pesquisas que apontam, no geral, que uma parcela do eleitorado de mais ou menos um terço (⅓) não quer votar nos dois principais candidatos. Haveria chances concretas de furar o bloqueio da bipolarização.
Além disso, o próprio Datena estaria numa fase mais politizada, ou seja, mais envolvido com o movimento da política e mais interessado na possibilidade de participar da campanha. Mas ainda não existe certeza de nada.
Cogite-se, porém, que se a candidatura de Datena à presidência da República vingar produzirá efeitos e causará desconfortos na Paraíba.
O primeiro efeito diz respeito à formação do palanque do governador João Azevedo. Pelo visto, aliados importantes, a exemplo do deputado Aguinaldo Ribeiro e muito provavelmente o prefeito Cícero Lucena, terão Datena como candidato a presidente e a inclinação de João é a de apoiar o ex-presidente Lula. Será preciso muita habilidade para a convivência.
A possível candidatura de Datena pode também mexer com o senador Veneziano Vital do Rego e o MDB, legenda que contou com participantes no jantar de São Paulo. Veneziano também tem simpatia pela candidatura de Lula. Abriria uma dissidência com a direção nacional como fez o então candidato a senador José Maranhão em 2002?
O próprio governador vai precisar esperar para ver se o seu partido, o Cidadania, que, nacionalmente, está mais próximo do PSDB, não se envolve nessa nova articulação.
De qualquer forma, a possível candidatura de Datena vai movimentar a política da Paraíba.