A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (4), o texto-base do relator Hugo Motta (Republicanos-PB) para a PEC dos Precatórios (Proposta de Emenda à Constituição 23/21, do Poder Executivo), que limita o valor de despesas anuais com precatórios, corrige seus valores exclusivamente pela Taxa Selic e muda a forma de calcular o teto de gastos.
O texto obteve 312 votos contra 144 e para concluir a votação da matéria em 1º turno. Da bancada paraibana, apenas o deputado federal Gervásio Maia (PSB) votou contrário à PEC. Damião Feliciano (PDT) e Frei Anastácio (PT) estavam ausentes.
Pouco antes da votação, Gervásio Maia falou sobre os prejuízos da PEC 23:”O governo quer passar a todo custo a PEC dos Precatórios e, com ela, dar o CALOTE nos direitos dos trabalhadores. Não podemos permitir mais um ataque à educação. O Brasil não precisa de mais esse retrocesso!”, afirmou.
O parlamentar, que fez um forte discurso no plenário da Câmara dos Deputados, relembrou as lutas da oposição para aprovação de matérias em favor dos mais vulneráveis durante a pandemia.
Confira o vídeo: