A executiva nacional do Cidadania aprovou neste sábado (19) a federação partidária com o PSDB. A junção das duas siglas trará impactos nas eleições da Paraíba, onde as legendas caminham em lados opostos. O Cidadania é o partido do governador João Azevêdo. Já o PSDB é presidido pelo deputado federal Pedro Cunha Lima, pré-candidato ao Governo pela oposição.
Com a confirmação da federação, Azevêdo deve anunciar ainda esta semana a decisão de deixar a legenda que está filiado desde 2019, quando rompeu os laços políticos com o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) e deixou o PSB. Agora, Azevêdo caminha para retornar aos quadros do partido que foi eleito em 2018.
Na reunião de hoje, o Cidadania tinha colocado a proposta para aliança com o PDT, de Ciro Gomes, e o Podemos, partido da candidatura presidencial de Sergio Moro. A votação ocorreu em dois turnos. No primeiro, a aliança com o Podemos foi derrotada. No segundo, o PSDB recebeu 56 votos, enquanto o PDT teve 47. Houve 7 abstenções.
Pela lei que instituiu as federações partidárias, dois ou mais partidos podem se unir em uma aliança semelhante à das coligações, mas que dura por toda uma legislatura — ou seja, quatro anos –, e não apenas para uma única eleição. Os partidos têm até abril para pedir o registro das federações no TSE — siglas de esquerda tentam estender esse prazo até julho.
MaisPB